domingo, 7 de agosto de 2011

Exercitando a Paciência.


Dois meses se passaram.

Já deu tempo pra crescer os pelos nas pernas.

Já deu tempo de recuperar o percentual de gordura perdido durante os treinos pro iron, o que é uma pena, pois estava gostando muito da forma física (re)adquirida.

Já deu tempo de botar os pés no chão e ver a autoestima ir lá embaixo, sem saber se os dois anos de dedicação e esforço foram perdidos nesses dois meses que estou impossibilitado de correr, pedalar e fazer esportes em geral.

Já deu tempo de receber o reembolso por ter desistido de participar do Ironman 70.3 Brasil, em Penha - SC.

É Claudia Arantangy (será que você ainda lê meu blog?), citando seu post, isso também é depressão pós iron.

Acho que estou pagando o preço das minhas escolhas, apesar de não achar que tenha feito alguma coisa errada. Não acho que tenha ido além do que eu pudesse suportar, afinal cumpri o planejado.

Fico feliz que as coisas começaram a dar errado DEPOIS do iron e não antes.

Quem está por perto sabe, assim como quem me acompanha por aqui. Uma fratura por stress (sobrecarga) no fêmur.

Fosse só isso, tranquilo. Fato é que durante o período proposto pra recuperação, a dor mudou de característica. Não sei por que cargas d'água isso foi se manifestar só agora.

Meu colo do fêmur tem um formato que predispõe a impacto entre o fêmur e acetábulo, diminuindo a amplitude de movimentação. Daí surgem algumas outras lesões associadas.

O que fazer? Deixou de ser uma simples questão de paciência. Tenho que fazer escolhas.



Ouvi algumas coisas muito fortes esta semana, do tipo: "você é médico, já tem 38 anos nas costas. Não sou eu - no caso um ortopedista conceituadíssimo na área de quadril - quem vai dizer o que você deve ou não continuar fazendo com o seu corpo. Você sabe que não é saudável." ou então "vocês triatletas têm rotinas de treinos de profissionais, mas sem o apoio e sem a retaguarda de atletas profissionais. Bom pro meu consultório, que está sempre cheio", ou ainda "Há dois anos, era mais incisivo, marcaria sua cirurgia para a semana seguinte. Hoje estou mais paciente. Podemos começar com um estudo da sua potência muscular com dinamômetro, fazer uma fisioterapia que envolve estabilização do esqueleto axial (CORE training) e por fim, se a dor não passar, cirurgia".

Quanto tempo devo insistir até decidir que preciso operar, depois passar por fisioterapia pra ver se depois de tudo isso, vou poder conseguir treinar e competir?????? Não sei se sou tão paciente. Quero voltar a treinar. Quero voltar ao convívio das pessoas que fizeram parte de um período tão marcante na minha vida.

Apesar de triste, coloquei na cabeça que, da mesma forma que me empenhei pra virar um ironman, vou me empenhar pra estar no ironman em 2012. Se não der em 2012, será em 2013 ou 2014, ou quando der, mas vou voltar a fazer triathlon.

Não gosto da vida que estou levando. Acordo desmotivado, sempre atrasado. Rendo menos do que gostaria no trabalho. Depois, volto pra casa pra esperar a hora de ir dormir.

Vou fazer o que for preciso pra voltar à ativa. O duro é que pra ir em fernte, às vezes temos que recuar alguns passos. Hoje foi muito triste cobrir a bike, proteger as rodas, capacete, sapatilhas e guardar tudo no depósito.

Espero que seja só um "Até breve".






7 comentários:

  1. Me perdoe o comentario, mas tenho mais pena e compaixao de sua esposa e sua filha lendo essas duras palavras : "Não gosto da vida que estou levando. Acordo desmotivado, sempre atrasado. Rendo menos do que gostaria no trabalho. Depois, volto pra casa pra esperar a hora de ir dormir." SINCERAMENTE nao mereciam essa....... :-(

    ResponderExcluir
  2. Anhhhhhhhhhhhhh??????

    Bom, pra começar, eu poderia saber quem é o anônimo que se compadece tanto da situação da minha filha e da minha esposa.

    Depois, eu vou transcrever o comentário da minha esposa para esta postagem, colocada no Facebook:

    Viviane Blois Amor, nem preciso te dizer que estou do seu lado! Sei o quanto o que vc fazia (apesar de ser loucura) te deixava feliz! Tenho certeza que esta fase é só provisória, que tudo vai voltar a ser como antes! E lembre-se: trate de fortalecer os seu braços tbm, pq seja em 2012 ou em 2013, você terá que carregar DOIS no colo na linha de chegada! TE AMO!!!

    Não precisaria, mas vou esclarecer. A vida que não gosto em nada tem a ver com minha relação com a minha família. Não gosto da vida sedentária. Tem quem goste. Minha dedicação ao triathlon não diminui uma fração sequer o cuidado e a dedicação à minha esposa, filha e filho(a) que ela carrega na barriga. Pelos três eu morreria, literalmente.

    Um abraço à você, quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  3. Poxa que triste esta foto que postou guardando sua bike!!! Mas pense por algum motivo isso teria que acontecer agora e ainda bem que foi depois do seu primeiro ironman, tudo na nossa vida é um aprendizado!!! Pense dessa forma pra você ter forças no seu tratamento ou cirurgia, exitem muitas pessoas ao seu redor que estarão te apoiando,mesmo aquelas que não são tão próximas. Se cuida dias melhores virão pode ter certeza!!!! Faça o que tem que ser feito agora e com paciência terão muitos e muitos ironman por vir!!!! Boa sorte!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Daniel, tenho certeza de que vc vai encontrar o caminho de volta pro triathlon e que não vai demorar tanto assim. Talvez tenha que diminuir a intensidade e/ou o volume, mas certamente vai encontrar o equilíbrio possível. DE minha parte, posso dizer a você que engatar um Iron no outro foi MUITO cansativo. Voltar a treinar agora sem tanto compromisso está sendo bem agradável. Mas a passagem de um momento pro outro (muitíssimo treino/pouco treino) foi mesmo muito estranha.
    Em tempo: Qto aos anônimos, não esquenta não. Outro dia um escreveu que eu sou "Patricinha". Pode?!

    ResponderExcluir
  5. Daniel,
    Quem teve força para treinar para um iron sendo médico e um puta pai e marido (como quem teve a chance de te conhecer mesmo só um pouquinho sabe que você é), vai ter força para superar tudo isso! Enquanto está de molho pode continuar contando com a minha torcida e ter certeza da minha admiração.

    ResponderExcluir
  6. Fala aí Daniel !
    Certamente vais encontrar o caminho das pedras e voltar, só tenha paciência ;-). Falar é fácil, eu sei...

    Você 'já esteve lá' !

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Daniel,
    Você já passou por quantos ortopedistas?
    Caso queira uma outra opinião, conheço um muito bom.
    No ano passado, antes da Maratona de S. Paulo, que foi a minha primeira, eu sentia uma dor e cheguei a passar por dois médicos, os quais não gostei, apenas me satisfazendo com esse terceiro que eventualmente poderei lhe indicar. É só avisar. Seria uma segunda, terceira, quarta etc opinião.
    Lamento por sua lesão. Por que você não faz natação para manter a forma, colocando aquela boia no meio das coxas? Seria uma espécie de treino educativo, que eventualmente lhe traria a endorfina necessária para dar uma animada. Seria algo do tipo: humildade.
    Como se você tivesse que esquecer que é um Ironman e começar tudo novamente, aos poucos (mas sabendo que você é um Ironman).
    Abraços e boa recuperação.

    ResponderExcluir