segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Pódio ou a Barbie?




A cada quatro anos a cena se repete: atletas vencedores realizados subindo ao pódio e colhendo os frutos de anos de dedicação e abdicação.

Muitas dessas cenas são emocionantes, pelo menos pra mim, pois de alguma forma mostram que valeu à pena.

Hoje mais uma dessas cenas aconteceu e vai rodar o mundo.

Uma menina loirinha com cara de adolescente, dentes grandes e ainda separados soluçava antes de receber a medalha de ouro conquistada ao vencer a final dos 100m peito.

Acho legal esse tipo de reação emocionada, normalmente vista em "medalhistas de primeira viagem". Depois os egos inflam, o topo deixa de ser aquele lugar tão esperado pra virar o lugar menor diante da grandeza do "super atleta".

Só uma coisa era diferente de tudo o que já tinha visto.

A lituana Ruta Meilutyte tem só 15 aninhos recém completados!

Em Pequim há 4 anos, ela tinha 11 anos. Idade na qual uma porcentagem esmagadora das crianças estão "preocupadas" em brincar, em comer chocolate ou qualquer outra coisa (que com 40 anos não vão poder sem arcar com as consequências), ou então arrumar desculpas pra justificarem alguma travessura.

Partindo do pressuposto que não se faz um campeão olímpico em apenas 4 anos, o que mais então, foi tirado dessa menina?

Na arquibancada, a mãe da pequena grande Ruta chorava como a filha, segurando uma bandeira da Lituânia.

Não quero que ninguém me entenda errado. A imagem da campeã olímpica soluçando como uma criança que ela é, foi linda e vai ser uma das imagens marcantes desses Jogos Olímpicos, mas....de quem era esse sonho? 

Como se enfia na cabeça de uma criança de menos de 10 anos que ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas é mais legal que uma boneca da Barbie? Ou então de se entupir de chocolate ou pipoca?

Quem tem filhos, que se ponha a pensar.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Hellas, Hellas, Hellas


A abertura dos Jogos de Londres ainda não terminou. 

Usain Bolt acaba de entrar no estádio olímpico!

Nada espetacular. O mais legal foram as referências ao bom e velho rock n' roll, quer seja por pequenos trechos de músicas, ou então, pela caracterização das pessoas que estavam representando. 

Com isso me identifiquei. Até brinquei que se colocassem o Robert Plant tocando à frente do Led Zeppelin, seria a mais espetacular abertura de qualquer uma das edições dos Jogos.

Como dificilmente isso vai acontecer, a mais espetacular abertura que já vi desde 1980 foi em 2004, na Grécia.

O berço dos Jogos. O berço de tantas outras coisas!

Lembro de ser uma sexta feira. Estava de plantão no Ultrassom do pronto socorro de um grande hospital onde trabalhava na época, torcendo para que não houvesse movimento nos momentos da abertura para que pudesse ver.

Grande parte de cerimônia assisti de pé na televisão da sala de espera, ao lado de alguns pacientes, de outros médicos, das equipes de enfermagem.

Foi espetacular. Foi grande.

Um povo extremamente rico...rico não, milionário, trilhardário. Em história, em cultura.

Uma cerimônia que desde o princípio exaltou o mar. Exaltou a cultura. A mitologia. Os lugares muitos dos quais já tive o privilégio de visitar.

Mas o ponto alto da cerimônia, que me deixou extremamente emocionado foi quando em um dado momento, os espectadores (gregos), ao final da representação em que mostrava a origem mitológica da Grécia, gritavam orgulhosos: Hellas, Hellas (Grécia em grego)!!!!!

Se eu fosse grego, eu também teria um enorme orgulho em dar de presente ao mundo a filosofia, a mitologia.

Pra quem tiver curiosidade e paciência, a abertura completa





quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sensações Triatléticas



Perdendo peso (mais devagar do que o esperado...foram 2 dos 6 que preciso eliminar), morrendo de fome, evoluindo na corrida, sofrendo no pedal.

Ainda faltam algumas coisas pra completar o retorno.

Hoje diminuí ainda mais essa distância.

Depois de "não sei quanto tempo", caí numa piscina pra nadar. Água boa, salinizada, mais pesada, uns 27ºC.

Acho que fui muito melhor do que poderia esperar pra tanto tempo longe do ambiente que gosto tanto. Série nadada, sem intensidade. Só curtindo. Ainda serviu pra testar a função natação em piscina do garmin 910 xt...e FUNCIONA!!!!! Impressionante.

E o dia está voltando a ser cada vez mais curto.

Se fosse fácil, chamaria.......

domingo, 22 de julho de 2012

Mais um Brinde aos Otários


O título pode ser agressivo.

E é mesmo. Desculpas aos mais sensíveis. O "sistema é nervoso".....

O que seria de nós, os caras legais (isso também depende do referencial adotado), se não fossem os otários para nos dar parâmetros de comparação.

Homenagem ao otário que quase me derrubou por duas vezes (uma por imprudência, inexperiência, etc... e outra conscientemente, ao tirar satisfações pela bronca merecida que tomou) durante o treino de bike da MPR de ontem na USP!





segunda-feira, 16 de julho de 2012

Obedeça o Mestre


Numa segunda fria e chuvosa:





Porrada Kirk "The Ripper" Hammett!

Pra quem não tem outra opção a não ser o rolo, porque pedalar com musiquinha eletrônica em iPod ou em aula de spinning.....é de doer (editado).