Como a vida não é só "acorda, come, treina e vai dormir", por incrível que possa parecer, ainda dá tempo de fazer coisas que pessoas normais fazem.
Vamos falar de música. Comprei dois DVD's

U2 foi a primeira banda que me fez ter vontade de comprar um disco, na época vinil. O primeiro que comprei foi o "War" (1983), o terceiro da banda. Depois comprei um outro ao vivo chamado "Under a Blood Red Sky" e fui ARREBATADO! Passava tardes inteiras ouvindo um disco que tinha só 8 músicas, entre elas Sunday Bloody Sunday e New Years Day, viajando nas fotos da contracapa e imaginando se um dia iria num show daqueles (tinha entre 12 e 13 anos).
Longos anos se passaram e acho que não tem nenhuma banda que me faça ter vontade de ir a um show hoje em dia, além do U2. Já fui em dois.
Quase 30 anos de banda e eles estão em plena forma (física também). As músicas parecem atuais, mesmo as de tanto tempo atrás. A voz do Bono está muito boa, depois de um período "estranho". The Edge é um gênio. Larry Mullen e Adam Clayton muito bons. O entrosamento entre eles é evidente. O show é grandioso, épico (palco, performances, luzes, som, músicas). não tenho muita dúvida em dizer que é a maior banda da minha geração, assim como foram os Stones ou os Beatles na geração anterior.
Vale cada centavo e sem dúvida recomendo.

O outro foi do Bon Jovi.
Muitos vão entortar a cara: BON JOVI????
Sim, Bon Jovi.
Em 1986 alguém emprestou o disco "Slippery When Wet" (também vinil) pro meu irmão. Já tinha ouvido falar desta banda com nome estranho e que era "apadrinhada" do Kiss, assim como tantas outras bandas de hard rock dos anos 80, como por exemplo o Van Halen.
O som era bom (SIM). Tinha guitarra bem distorcida e eu gostei de cara.
Depois vieram os CD's e as locadoras de CD's. Aluguei os discos mais antigos e passei a gostar mais. Seguiu-se uma fase estranha, com mudança de sonoridade e nunca mais comprei nenhum disco ou ouvi nada deles.
Até que um dia, parado na frente da Fast Shop do Villa Lobos, enquanto a Vivi encarava a fila do Yogoberry, fiquei ouvindo o DVD da última turnê que estava no mostruário de um home teather. Pensei que seria um show legal de ir ver.
Decidi comprar o DVD. Desisti de ir ao show.
Ficou ruim? Sempre foi ruim?
A resposta é não para as duas perguntas. Foi bom e continua bom, mas eles não souberam envelhecer, como por exemplo, o U2.
O que se vê são caras vestidos (fantasiados) de roqueiros dos anos 80, só que com MUITOS kilos extra. Muito pouca coisa lembra um show de rock, a começar pela banda. Tem uns 4 músicos de apoio. A guitarra do Richie Sambora continua boa, mas reduzida e muito...pode ser só a mixagem do DVD, mas o som dela está escondido. O próprio Sambora é uma imitação do que ele já foi.
Uma comparação veio à cabeça: O Bon Jovi está virando o Roberto Carlos. Um dia fez rock...hoje faz musiquinhas de elevador e fica fazendo charme pra mulherada o show inteiro....aliás, o que antigamente eram mulheres bonitas (tipicamente americanas dos anos 80 com peitão e cabelo armado) hoje o que se vê são tias gordas, velhas e metidas a menininhas, com chiliques a cada vez que o Jon Bon Jovi se aproxima.
Outra coisa triste: os caras não sabem o que fazer no palco. Tive a sensação que eles estavam desconfortáveis, deslocados. Soa falso a banda tocando músicas do passado. Não tem pegada. Não tem peso (a não ser o das panças dos músicos, menos do Jon Bon Jovi, diga-se a verdade, com pinta de galã, aos 50 anos de idade).
É uma pena!
Todo mundo tem que saber envelhecer.