segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Cíclico e o Infinito


Quando era criança ou pré "aborrecente" e me deparei com o conceito de infinito, provavelmente na escola, tinha MUITA dificuldade (e ainda tenho) de conseguir imaginar, de entender alguma coisa como "sem fim". A representação do infinito pra mim era o universo e até numa visão "geocêntrica" do negócio, tinha muita resistência em conceber algo que se iniciava do ponto onde eu estava parado e nunca mais acabava, sem fronteiras.

Questões filosóficas à parte, muito tempo se passou desde aquela época.

No começo desta semana de julho de 2010, uma questão pessoal me fez pensar em como tudo na vida da gente obedece ciclos que podem ser mais ou menos demorados, mas sempre voltam à algum ponto primordial. Nesse momento me veio o pensamento sobre o infinito. Até postei no facebook alguma coisa sobre isso sobre.

O mais engraçado é que depois disso nos dias seguintes, essas questões de infinitude e ciclicidade foram bem recorrentes:

Uma reportagem na Veja dizia que o limite do universo era até onde as leis da física podiam ser aplicadas...talvez o meu dilema da infância/ adolescência tenha sido resolvido!

Outra coisa, que foi até a inspiração deste post, foi o contato que tive de uma pessoa que leu meu blog, o André, de Porto Alegre que se sentiu representado, identificado com o que eu escrevi sobre o aniversário da minha filha.

Há alguns meses, procurando no google sobre experiências de pessoas com o ironman, encontrei o blog da Cláudia. O post era exatamente sobre família. Pra não alongar muito, acabei lendo todo o blog e não sosseguei enquanto não tive a certeza de que ela soube que eu virei seu fã! A amizade rompeu a barreira do virtual e hoje treinamos juntos, embora muitas vezes (quase todas) eu não consiga ouvi-la me chamando para fazer parte do pelotão dela (kkkkkkk).

Achei engraçado como um post sobre a minha família, um post até bem pessoal, sensibilizou alguém e fez essa pessoa me escrever. O ciclo que se fecha.

Quem pode garantir que alguém que leu meu post comece um blog e este novo blog seja lido por outra pessoa que, sensibilizada e representada, comece outro blog, etc, etc, etc....o infinito, o cíclico.

Pra mim, portanto, o infinito é algo que se repete e se repete e se repete, um ciclo. O símbolo do infinito remete a isso...pelo menos no meu modo de ver! E fiquei muito feliz em "resolver um problema existencial" a partir de uma coisa tão legal como escrever esse blog.

Valeu André! Vamos juntos, mesmo que distantes, mas com os mesmos objetivos: sermos importantes pra nossas famílias, cuidar bem de quem já está aqui e dos que em breve vão chegar. Selar essa amizade virtual na linha de chegada em Floripa no ano que vem!

Tinha até um outro post engatilhado, mas vai ficar pra depois ou até ser engavetado. De qualquer forma, seria sobre o livro que estou lendo (meio atrasado, ok....todos já devem ter lido este) sobre as 50 maratonas em 50 dias do Dean Kernazes e como ele descreve a sensação de se cruzar a linha de chegada de um GRANDE evento pela primeira vez. Exatamente o que eu senti quando cheguei na minha primeira maratona e muito provavelmente o que eu vou sentir quanto enfim virar de FERRO.

Sugue a reprodução de um trecho, só pra não perder a viagem:

"Cruzar a linha de chegada de uma maratona pela primeira vez é um momento com consequências para toda a vida. Ao fazê-lo, prova-se algo para si mesmo que jamais será tirado.

Vamo que vamo! Quem gostou, levanta a mão....aliás, abaixa a mão e deixa um comentário...hehehe

5 comentários:

  1. Oi Dr Daniel
    Você descreveu nesse post exatamente o que aconteceu comigo:
    "Quem pode garantir que alguém que leu meu post comece um blog e este novo blog seja lido por outra pessoa que, sensibilizada e representada, comece outro blog, etc, etc, etc....o infinito, o cíclico."
    Eu entrei no Twitter semana passada e encontrei seu blog, adorei o post "Mudanças" e decidi criar um blog também.
    Fazia muito tempo que eu vinha pensando numa forma de registrar os momentos com meu filho e achei perfeita essa idéia do blog.
    Confesso que nunca fui muito ligada nisso, mas adorei poder escrever sobre nossas vivências colocar fotos... Enfim...
    Não sei se acontece com vocês também, mas com o tempo e com tantas novidades que o crescimento de um filho nos revela, acabamos por esquecer fases, modos de falar ou as coisas preferidas dos pequenos, já que a cada dia eles aprendem muitas coisas e falam outras tantas.
    Valeu pela inspiração!
    E aproveite para dar uma olhadinha:
    http://anapaulatmelo.blogspot.com/
    Até mais!
    Ana Paula T. Melo

    ResponderExcluir
  2. Daniel
    Meu coment é esta bela canção: El círculo http://www.youtube.com/watch?v=MF7Y0JS-R5Y

    ResponderExcluir
  3. Ana, em primeiro lugar PARA de me chamar de Dr., senão vou achar que é assim que você quer que eu te chame também! Muito legal você ter lido e de alguma forma o que eu escrevi ter te motivado também. Claro que vou visitar seu blog também!

    Cláu, muito legal a música. Preciso ouvir sem a Júlia puxando minha orelha, subindo no meu ombro, pulando no meu colo pra tentar entender mais, mas gostei muito da parte que fala que ele xinga e depois pede desculpa pra continuar a ofender...vejo que a conclusão que eu cheguei tem respaldo e acho que não estou errado! Tudo começa e recomeça e a gente sempre está em algum ponto desse círculo.

    ResponderExcluir
  4. Daniel
    Adorei conhecer o seu blog. Ler é uma atividade que dá muito prazer a todos aqui de casa. Vou acompanhar com atenção, acredito que em cada história de alguém conseguimos encontrar alguma coisa em comum.
    Queria aproveitar para apresentar o blog de uma amiga querida, que escreveu um livro: "A TRAVESSURA DO CANAL DA MANCHA". Ela é nadadora e atravessou o Canal da Mancha. Acho que você gostaria de ler. Somente doze brasileiros o atravessaram a nado. Ana Mesquita foi a quinta a obter sucesso, após uma primeira tentativa que não deu certo. E este é o blog dela: http://anamesquita.zip.net/
    bjs
    Dora (apareço como "Mãe Coruja" por conta do meu blog: http://perolasdosmeninos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou começar agradecendo à Dora, que apresentou meu blog à você e acabou me trazendo até aqui. Então, outra vez o ciclo, e vamos nos conhecendo e nos inspirando e quem sabe iluminando um cantinho de mundo aqui, um recanto de alma acolá.
    Por enquanto só li esse primeiro texto, gostei muito, já estou adicionando seu blog aos meus favoritos e vou acompanhar!
    Grande abraço, Ana

    ResponderExcluir