sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Impacto Femoroacetabular X Daniel Blois

Imagens valem mais que mil palavras.

Não por acaso minha especialidade é Diagnóstico por IMAGEM.

Especialidade desprezada pelos colegas. MAS, o assunto não é este.

O impacto femoroacetabular é exatamente o que o nome sugere: uma limitação da amplitude de movimento do quadril por uma alteração morfológica do fêmur ou acetabulo, levando a lesões de estruturas intra articulares e a médio/ longo prazo, alterações osteodegenerativas...a famosa artrose.

Se você, assim como eu prefere as fotos de um livro, vamos ao que interessa.

Não precisa ser médico ou procurar artigos científicos para entender a bagaça. Vamos só fazer um comparativo simples de casos "de livro" de impacto (à esquerda) e o meu singelo quadril esquerdo, motivo da minha dor de cabeça desde o dia 03/07/2011.



Ângulo Alfa - a explicação é muito técnica. Basta saber que é o ângulo que representa a alteração morfológica do fêmur (osso da coxa) e é o grande responsável por um dos dois tipos de impacto de quadril. O tipo chamado de CAM ou CAME em português e que é mais frequente em homens.
O meu ângulo deu 52º. É um bom número. Abaixo do valor que normalmente está associado a impacto. 



Profundidade do Acetábulo - Se o acetabulo, que é o "soquete" que abriga a cabeça do fêmur, for muito profundo, vai impedir a movimentação normal da articulação. O centro da cabeça femoral normalmente fica fora da cobertura acetabular. Quando a "má formação" é do acetabulo, o impacto é conhecido como PINCER, mais frequente em mulheres. A foto da esquerda mostra uma cabeça femoral bastante coberta por um acetabulo pofundo. O centro da cabeça está cerca de 5 mm pra dentro do limite da cobertura óssea do acetabulo. Na minha, o femur está 7 mm para fora da cobertura óssea.




Lesão Condral - É a erosão da cartilagem que recobre as estruturas ósseas. É a lesão que efetivamente leva à artrose. Nas fotos, a da esquerda mostra um fêmur com ressalto bastante evidente, além da lesão de cartilagem nas setas. O meu à direita, não tem ressalto, mas já tem uma cartilagem um pouquinho irregular. Opa....vamos relembrar...tô batendo nos 40. Tá "seminova"! Dá bem pro gasto ainda!




Lesão Labral - O labrum. Mas afinal o que é o labrum? O malvado que tirou o Guga de combate. O nome diz. Se disser labrum, não soa familiar...mas se disser o equivalente no velho e bom português, lábio, fica mais fácil. É uma estrutura que margeia o rebordo ósseo do acetábulo e serve como estabilizador e protetor articular. Na foto de livro, a lesão do labrum é mostrada pela seta completa. O ressalto femoral é mostrado pelas cabeças de setas. Na minha.....não tem seta....não tem lesão! A imagem está em espelho.



Por fim, meus quadris. O direito à esquerda da foto e o esquerdo à direita.



Imagens valem mais que mil palavras!





 

Um comentário:

  1. Daniel, eu tenho que confessar, não entendi PORRA NENHUMA... rsrsrsrs. Meu, vc tá bom ou não tá... no finzinho fiquei com a impressão de que está (espero que sim). Li tb o post da Adriana, fiquei mega emocionada com a vitória dela tb! bj Carol

    ResponderExcluir