quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Timex Global Trainer x Garmin Forerunner 405

Mais um comparativo de "brinquedinhos".

No começo do ano passado, fiz um comparativo entre as minhas duas bikes. Na época, até achei que tinha trocado seis por meia dúzia. Balela! A nova (P2) dá de mil, de um milhão na bike antiga (cannondale) que além de tudo, era aro 26.

Essa semana chegou meu Timex Global Trainer.

Desde maio, corro com o Garmin Forerunner 405. Sim, só corro com ele porque não é à prova d'água. A alternativa à este, seriam modelos mais completos como o 305 ou então, melhor ainda, o 310. Mas são feios de doer.

Então vamos comparar. Não vou fazer um quadrinho como no outro comparativo. Vou usar alguns parâmetros que na minha opinião são importantes e assim, vou falar minhas impressões.

- Aparência

Imagens valem mais que mil palavras:

 Garmin Forerunner 405 Timex Global Trainer

Os dois parecem grandes no meu punho. Quando estão lado a lado, o Garmin fica pequeno. Sim, o Timex é GIGANTE. Tem o mesmo tamanho que o Garmin 310, mas na minha opinião, é mais bonito. Como se pode ver, além de tudo, também marca as horas. Sim, é um relógio! Os dois são relógios! Pode parecer estranho no início, mas depois acostuma. Tenho usado o Timex como relógio.

- Bateria

Motivo de decepção com o 405. A bateria, quando usado no modo GPS não dura mais que 8 horas. Pra piorar, quando a bateria chega em 40% de carga, já não se consegue usar no modo GPS. Não é raro relato de pessoas que tiveram o Garmin "morto" no meio de uma prova. Oito horas não são sufucientes nem pro Macca ou Craig Alexander, os dois últimos campeões mundiais de ironman, quanto mais pra mim, que provavelmente vou passar das 11 horas.

O Timex tem bateria pra 20 horas no modo GPS, segundo o manual. De verdade, não pretendo NUNCA ficar 20 horas competindo ou treinando pra poder atestar a veracidade da informação. 

- Aquisição do satélite

No parque Villa Lobos, ambiente aberto, céu limpo. Os dois acharam o bichão lá no céu em menos de 1 minuto. Pequena vantagem de uns 20 segundos pro Garmin.

Hoje fui correr no Villa de novo saindo da porta da minha casa. A rua tem prédios muito altos. Tinha dias que o Garmin suava pra pescar o sinal. O Timex hoje demorou nada mais, nada menos que 6 minutos pra conseguir um sinal. SEIS MINUTOS. 

O mais estranho é que os dois usam exatamente o mesmo receptor GPS. No Timex, esse sensor fica abaixo do botão de start/split, ou seja, um lugar bem adequado. Na prática, os modelos da Garmin são realmente mais rápidos que qualquer outra marca pra captar o sinal do GPS.

- Precisão

No teste que fiz no Villa, corri com um relógio em cada punho. Fiz um trecho de 1,0 km com marcação no chão. Surpresa: os dois marcaram EXATAMENTE a mesma distância - 1,03 Km. Pra mim tá bom!

Quando lançaram o Timex, houve uma chiadeira, pois mesmo usando o mesmo sensor que o Garmin, marcava sempre uma distância consideravelmente menor. As atualizações de firmware parecem terresolvido o problema!

- Recursos

O Timex dá um banho e faz o Garmin 405 parecer um brinquedinho de criança. Tudo bem, acho que o Timex é comparável ao Garmin 305 ou 310, mas eu não tenho nenhum destes, então, vou comparar com o que eu tenho.

O Garmin tem 3 telas que podem ser acessadas tocando-se o aro. Em uma é mostrada somente a frequência cardiaca, quando usado com a cinta. Em outra, um parceiro virtual. Coloca-se um ritmo pretendido e esta tela mostra sua posição em relação ao seu parceiro que supostamente está correndo no ritmo pre-determinado. Na última, a tela que mostra o tempo total, a distância e o pace. Aqui cabe um detalhe importante. Quando colocado na opção de autolap a cada 1 Km, o campo do pace mostra a projeção do seu tempo naquele quilometro (muito útil pra mim). Quando o autolap está desativado, este campo dá um pace médio de toda a distância percorrida. Acostumei a correr com estes recursos. 

O Timex tem muitos recursos. Você pode programar a sua tela para mostrar de 1 a 4 campos, com uma infinidade de parametros disponíveis. Pode-se ainda programar telas distintas para as diversas modalidades esportivas, o que na prática significa que você tem um relógio diferente pra natação, pro ciclismo e pra corrida.

Existe ainda, o modo multisport, que cai como uma luva pro triathlon. Você programa qual a sequência a ser usada (no nosso caso natação, bike e corrida). Você aperta start no início da prova e o cronometro aparece da forma com a qual você programou o relógio para a natação. Saindo da água, você bate no relógio, ele automaticamente entra no modo transição. O ponto negativo aqui é que não conseguimos ver o tempo correndo aqui. Bateu de novo, a tela mostra a sua programação para o ciclismo. Na T2, bate no relógio, fica em stand by, contando o tempo, mesmo que você não o veja. Saiu pra correr, mais um toque no relógio, as telas pra corrida estão lá. Terminou a prova, stop, review....voilá.....tempos das três modalidades, tempos da transição....TODOS OS DETALHES POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS em até 4 páginas de relatórios!

O campo de pace do Timex você pode escolher mostrar o ritmo instantâneo, o ritmo médio (de todo o percurso e não do Km, como no Garmin) entre outras opções. Neste quesito, eu gosto mais do Garmin, mas é questão de costume, eu acho.

O Timex não é tão "plug and play" como o Garmin, mas sem dúvida é bem mais divertido.

- Software

O Garmin conversa com o computador por meio de um pen drive. A transferência é automática, assim que o sinal do relógio é captado. Imediatamente ele transfere pra uma página da internet, o Garmin Connect, que usa o google maps, mostra tempos da voltas, gráficos com variações de ritmo, frequência, altimetria. Em resumo, um ESPETÁCULO!

O Timex é mais chatinho. Tem que ligar o relógio ao computador por meio de um cabo. Fazer o download das atividades (e se não tiver apagado as atividades antigas, vão aparecer em duplicidade). Também tem mapinha, gráficos, etc, etc. Ainda não me acostumei a eles. O do Garmin me parece mais simpático.

- Impressões pessoais

O Timex carrega a marca Ironman. Acabou! Não tem mais nada a ser dito sobre qual minha preferência. Rsrsrsrsrsrsrsr.

Vou usar o Garmin ainda. talvez em treinos longos de corrida, porque estou mais acostumado com a forma que o pace é mostrado.

Tem um doido que fez um review extremamente detalhado do Timex. Quem tiver interessado, vale a pena: http://www.dcrainmaker.com/2010/08/timex-ironman-gps-global-trainer-in.html



18 comentários:

  1. Daniel, acho que o Timex é maior que o Garmin 310, rsrs, mas não esquenta, não vou falar que parece o relógio do Faustão, rsrs
    Brincadeiras a parte, parece muito legal tb,
    a única diferença, eu acho, que no Garmin qdo estou na T1 ou na T2 eu consigo ver o tempo.
    abç
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Tenho um 405, tirando o estresse de chuvas mais fortes da para correr com ele tranquilamente. Quanto a configuração existem 34 opções de configuração na tela training, que particularmente gosto dos batimentos cardíacos, velocidade e distancia. Um fato interessante é a facilidade de achar acessórios do relógio, pulseira ja vi em uns 10 sites para vender e a preços acessiveis coisa que nao consegui para meu timex iroman TI 66801; por incrível que pareça é so relógio mais não existe em lugar nenhum a pulseira original. Os programas da garmin ( Garmin conect e o Garmin traning center) são um espetáculo a parte em termos de dados e graficos. Acho que é uma briga boa, como nao uso para nataçao fico com o garmin

    ResponderExcluir
  3. Acabei de adquirir um times,e estou com dificuldades para acertar a data e o relógio,pois seguindo o manual,escolhi a cidade de são paulo ,mas a hora fica quinze minutos adiantada e a data esta de Janeiro.podem me ajudar?Mario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, acredito que se você colocar em modo performance e deixar o satélite encontrar seu relógio, automaticamente a hora se acerta! Tente e manda uma resposta dizendo se resolveu. Se preferir, manda no dablois@gmail.com
      Abraço

      Excluir
    2. Daniel,obrigado pelo auxilio.no visor do relógio não identifiquei performance,somente na seqüência desempenho,multidesporto,navegar,rever,configurar,sincron pc,

      Excluir
    3. Desempenho é o equivalente a performance. Deixei o meu em inglês. É o modo no qual você vai fazer o bichinho funcionar! Pode ser o multidesporto também! Boa sorte!

      Excluir
  4. Não deu ,ate a data esta de Janeiro,obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  5. Comprei um timex e nao estou conseguindo marcar a distancia, A velocidade aparece, mas a distancia nao. fica apenas o mostrador _ _ ._ _ . Alguem pode me ajudar? obrigado. Cristiano

    ResponderExcluir
  6. Estou com um Timex, a atualização de firmware resolve problemas. No lugar de SP, aparece Brasília. Se não conseguir atualizar, coloque Buenos Aires.

    Achei-o bonito, mas realmente é muito grande e pesado para um relógio.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite ,eu e meu marido temos garmin 405 há cerca de 02 anos.Mantenho-os sempre carregando, hoje um dos relógios apagou enquanto carregava, aperto os dois botões laterais e aparece uma linha continua azul em posições diferentes cada vez que aperto, quando solto botão linha desaparece e relógio continua apagado. Será que a bateria chegou ao fim? Há como trocar bateria do 405?
    Por favor , preciso de ajuda.
    Grata.
    Tatiana.

    ResponderExcluir
  8. Galera, acho engraçado esses comentários com perguntas!
    Eu sou usuário dos brinquedinhos, assim como todos vocês que lêem! O que fiz aqui foi um comparativo com bases nas impressões (pessoais). Não sou expert nem em um nem no outro. Mas fico feliz se minha curiosidade em ler o manual puder ajudar alguém.
    Tatiana: sim. Sinto informar que sua bateria já era! Agora...como fazer pra trocar ou mesmo se vale a pena trocar, isso não vou saber responder! Conselho: compra um mais novo, mais "mudernoso"!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  9. Show de bola! Tirei minhas duvidas!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, gostei bastante de suas colocações sobre os produtos, parabéns pelo blog. Eu tenho uma dúvida e você como usuario mais antigo talvez possa me tirar. No timex o peso vem em pol e lbs como faço pra mudar ou colocar minhas medidas nessas unidades ?

    ResponderExcluir
  11. Srs sou mais um usuário do timex global trainer...
    Alguem sabe passar os dados do relogio para o pc ? Qual software baixar? Quero passar meus treinos ao meu pc mas estou penando aqui...kkkk
    Agradeço se alguem poder me ajudar
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. não consigo acertar a hora do meu timex gps!! algume me de uma força ai.
    pode mandar e-mail ok gilson_aguilar@hotmail.com grato

    ResponderExcluir
  13. Preciso de uma dica para ajustar as horas do timex e a minha bateria, na hora de carregar, não ultrapassa os 20%.

    ResponderExcluir
  14. Oi. Tmbm estou com problemas nos ajustes de hora e data! o meu marca 01/01/2000
    alguem sabe como modificar isso?? Abs!

    ResponderExcluir
  15. Caros Anonimos,

    - acertar a hora: nenhum relógio GPS tem a opção de acertar a hora. APENAS acertem qual o fuso horário, escolham a opção de horário de verão (ou não) dependendo da época do ano...E SAIMA PARA CORRER! Assim que o relógio localizar o satélite AS HORAS, O DIA....TUDO SE ACERTA!!!! Simples e à prova de erros humanos!!!!!

    - Bateria que não passa de 20%...troca de bateria ou compra outro relógio. Eu compraria o Garmin 910....esqueçam o Global Trainer...isso vale também pro programa pra baixar, que no Timex É PAVOROSO!!!!!!

    - Medidas: nos ajustes, seleciona o MÉTRICO


    ResponderExcluir