segunda-feira, 26 de julho de 2010

SP-312



Quem conhece as estradas pelos nomes oficiais?

Ou melhor, quem já teve a curiosidade de saber quando esses nomes vêm precedidos de SP ou de BR e ainda, qual o critério para os números que seguem às siglas estadual ou federal.

Acho que poucos..muitos poucos.

Tem gente que ainda chama a Ayrton Senna de Trabalhadores!

A SP-312 é a antiga estrada que ligava São Paulo à Itu. Hoje em dia, todo mundo conhece por Estrada dos Romeiros (não é difícil imaginar o por quê?).

Agora o que pouca gente sabe é que ela começa e percorre por lugares que pouca gente imaginaria, até chegar à paisagem bucólica, mais conhecida. Seu início oficial é a Vital Brasil, passando pela Corifeu e depois avenida dos Autonomistas, sendo conhecida por estrada dos Romeiros a partir de Santana do Parnaíba.

Além das romarias, é muito usada por motociclistas e também por nós, ciclistas e triatletas que querem fazer um treino longo e muito técnico, sem o tédio de muitas voltas no mesmo lugar e relativamente seguro por causa do baixo movimento, o que não quer dizer que não tenhamos que ter MUITO cuidado.

Fui convidado pelo Marcos, companheiro de treinos na assessoria, pra um "treininho" nesse último final de semana.

O treino é realmente sensacional e MUITO duro, mas vale todo o suor e esforço das pernas nas intermináveis subidas. A estrada é pouco movimentada, muito bonita e passa por cidades que parecem ter parado no tempo. A única nota triste é o rio Tietê, que apesar de pelo menos ter um curso d`água (em movimento), é um rio sujo e mal cheiroso, contrastando com a natureza ao redor dele.

Mas o motivo do post é outro. O treino marcou uma espécie de divisor de águas!

A planilha indicava 80 Km, mas o trecho que usamos que saia do Km 48 da Castello e ia até Itu tinha 50 Km. Pela primeira vez em um único treino passei da marca dos 100 km.

Este treino lembrou muito o treino de 30 km de corrida na aldeia da serra. Muita subida e terminei muito cansado. Naquela época ouvi que a maratona de SP estava garantida. Tive a mesma sensação neste final de semana. Apesar da distância não ter sido a mesma da prova (no caso um ironman), sinto que o esforço feito pra vencer as subidas compensa de certa forma a distância que ainda falta. Com certeza será um lugar muito usado a partir do início do ano que vem. A meta agora é não só ficar na roda do pessoal...é retribuir o apoio que recebi, puxando a fila em alguns momentos.

Uma coisa que aprendo diariamente com o meu trabalho é que a documentação é fundamental pra tudo. Então, aí vai!

100 Km + 680 m


Ahhhhhh...e sobre a nomenclatura das estradas. Muito complicado, mas funciona mais ou menos assim: BR se forem estradas que cruzam limites estaduais; SP se forem estradas dentro do nosso estado.

As federais têm sempre 3 algarismos. O primeiro deles indica a classificação da estrada (0 para as radiais, 1 para longitudinais, 2 para transversais, 3 para diagonais e 4 para as de ligação) e os outros dois algarismos a relação entre o eixo da estrada e um ponto geográfico, quer seja o distrito federal ou fronteiras nacionais N, S, L ou O.

As estaduais obecedem mais ou menos a mesma regra: dividem-se em radiais ou transversais (em relação à capital). As radiais levam o número de sua orientação em relação à SP (A SP-280 - Castello Branco - tem orientação de 280º em relação à SP) e as transversais como a SP-55 (Guarujá-Cubatão) levam o número do seu ponto de menor distância à capital.

Complicado? Muito....melhor chamar de Castello, Imigrantes, Anchieta...até "Trabalhadores".


5 comentários:

  1. Uauuuuuuu.......além de um belo (em todos os sentidos) triatleta, meu maridão também é cultura!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Daniel,

    O convite é permanente, esse fim de semana estarei por lá de novo. Legal a foto, e parabéns pelo primeiro treino de 100k. O primeiro a gente nunca esquece... hehe

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Minha BELA esposa lendo e COMENTANDO no blog???? Para tudo. Vai chover, ventar, inundar! Protejam-se TODOS.

    ResponderExcluir
  4. Daniel, que maravilha parabéns pelo teu primeiro treino acima dos 100km, meu amigo se prepara vocês terá vários e vários quando começar os treinos específicios para o IRON...grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Fala Daniel, bem legal esse post! Que bom que nossas esposas não tiveram ao mesmo tempo a idéia de comentaram em nossos blogs,pois seria o fim do mundo meu querido!Pára a bicicleta q tb quero subir!Abc
    ps: não sei do que está falando; trabalhadores não é do "nosso" tempo...rsrsrsr

    ResponderExcluir