sábado, 19 de março de 2011

Ironman Brasil: Semana 11 - Encontro Marcado

Tudo começou como uma brincadeira no início do ano. Depois a brincadeira - inexplicavelmente - ficou meio tensa.

Criei no Facebook, um grupo fechado, para não incomodar quem não queria ouvir falar sobre treinos ou provas. É bem verdade que uma porcentagem muito grande de bloqueio de páginas de amigos (ou ex-amigos) se dá por postagens repetidas sobre os mesmos assuntos. Triatleta é craque em monoassunto.

Muita gente que entendeu o espírito da brincadeira ficou no grupo e aos poucos, mais e mais pessoas foram sendo agregadas. Hoje, essas pessoas, algumas que nem se conhecem pessoalmente, interagem, incentivam-se uns aos outros, compartilham vídeos sobre Ironman, falam sobre triathlon, sobre chocolates (kkkkk, pra você Julinha) sobre treinos, com bom humor e inteligência.

Algumas vezes, coloco sobre treinos e minha evolução na preparação para o Ironman também no mural principal (aberto) do FB porque existem pessoas que se interessam e torcem à distância, como a Ana Mesquita, minha "heroína de carne e osso", recordista latino americana da Travessia do Canal da Mancha, a Biba (mãe de um amigo dos tempos de escola), Osvaldinho, Filipe, Dora (amigos da antiga assessoria), antigos colegas de faculdade como a Juliana, Marino, a Renata, que me  mandaram mensagens dizendo que meus relatos os inspiraram de alguma forma, quer seja pra vencer a preguiça, quer seja como motivação pra ir à loja para comprar um tênis e voltar a correr, ou simplesmente porque torcem por mim.

Esta semana, o Marcos teve uma feliz ideia e resolveu compartilhar no nosso grupo fechado. Propôs uma reunião na arquibancada do Ironman Brasil, na linha de chegada, perto do final da prova, para comemorar com as pessoas que heroicamente conseguiram terminar (como espero que todos consigam) a prova antes do fim do tempo limite de 17 horas.

Em segundos, muitas mensagens foram pipocando. Estava marcado o nosso encontro. Encontro que rapidamente foi sendo reformulado. Por que não comemorar a chegada de cada um de nós? Comemorar a conquista de algo que buscamos com tanta dedicação.

Achei que isso seria o final perfeito pra 2 anos de tanta espera. Uma coisa que corrobora minha tese de o que torna as coisas especiais são as pessoas. Neste caso, o Marcos, Alcy, Marquinhos, Mari, Júlinha, Gra, André, Pedro, Rodrigo, Marcelo Dias, Flavinho, Sérginho, Ricardo Gaspar. Estes, os mais ativos. Macho Alfa (nome do grupo) é SEMPRE ativo.

Esse "compromisso" me fez lembrar um livro que eu li na escola, Encontro Marcado, do Fernando Sabino. Adorava quando os livros dele eram propostos. Esse em especial falava (pelo pouco que me lembro) de uma turma de amigos no final da escola. Acontecesse o que fosse, depois de alguns anos, naquele mesmo dia, eles se reencontrariam. O personagem principal, um alter-ego do autor, viveu a vida em função deste encontro. Depois de muitos contratempos, desilusões, perdas, dúvidas, ele chegou a conclusão que o encontro marcado não era com os amigos e sim com ele mesmo. Com o que ele deixou pra trás e com o que ele gostaria de continuar a ser.

O nosso encontro está marcado. Claro ele está aberto a todos que quiserem coroar a jornada até a linha de chegada e tornar o dia especial, com todos os amigos juntos, nem que seja para encontrarmos a essência de nós mesmos ou, quem sabe, já combinarmos o encontro do ano seguinte.

Log da Semana:  344 km em cerca de 17 horas de treinos, mais 2 horas de Pilates e 1 hora de massagem.

Faltam 70 dias!

PS: A semana teve treinos muito bons, como tiro de 3 km abaixo de 4'/km, desafio 150 km de pedal em Boituva (vai ser relatado ainda), mas vamos dar um respiro nos relatos dos treinos. Como disse, corpo e cabeça respondendo muito bem ao aumento do volume.



2 comentários:

  1. Ebaaaaaaaa, adorei ser citada no texto! Torço realmente por voce garoto! Tenho certeza que voce vai mandar muito bem! Voce falou de Encontro Marcado, outro dia o filho do Marcelo me ligou: Vó, vc tem Encontro Marcado do F. Sabino? Corri prá estante e peguei o livro, amarelado e sem capa! Quantos já leram? Bom, agora é a vez do Diogo! Beijinhos e bons treinos. Biba.

    ResponderExcluir
  2. Daniel gostaria de fazer parte dessa turma especial, receber um abraço amigo e verdadeiro depois daquele pórtico não tem preço, mas confesso que gostaria mesmo de poder dar varios abraços.
    Só não sei como vou estar fisicamente após a prova, mas pensamento positivo :D

    ResponderExcluir