quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Com o Nariz na Chaminé


Qual a sensação de cada um ao olhar essa imagem?

Esta é São Paulo.

A foto não é atual, talvez de 2006, mas acreditem, este é o ar que estamos respirando nestes últimos dias, acho que no último mês inteiro, que é o tempo que não cai uma chuva por aqui.

A minha sensação é  de sufocamento e não é só no sentido figurado. Imagens assim me dão falta de ar e olha que não tenho nenhuma doença respiratória crônica.

Nesta época do ano, entre maio e setembro, as doenças respiratórias são responsáveis por algo em torno de 70% de atendimentos e internações hospitalares. E se você tiver bronquites, asma, for idoso ou criança, os riscos são ainda maiores. Alguém chuta o motivo?

Pois é.

E fazer exercício com um ar destes?

Tenho sentido na pele....não, melhor, tenho sentido nos pulmões as consequências disso.

A recomendação é evitar exercícios com índices de umidade relativa do ar inferiores a 60% e em horários críticos, entre 10 e 16 hs. Pô....a vida é cronometrada. Nem sempre dá pra fazer nos horários mais proprícios.

Há duas semanas meus treinos de corrida às quartas à tarde têm sido sofridos. A cabeça dói. O peito dói. O cansaço é enorme.

E por quê?

A gente precisa de água. Sempre. Muita.

As trocas de ar nos pulmões precisam de umidade em tornos de 97%. Se isto não acontece, o corpo redireciona a circulação, oxigena menos o cérebro e os músculos, o que desencadeia fenômenos metabólicos que levam às dores de cabeça, ao cansaço excessivo.

Se mesmo assim, essa umidade nas áreas de troca dos pulmões não for suficiente, as trocas gasosas não serão adequadas. Menor concentração de oxigênio no sangue. Círculo vicioso. Bola de neve.

Sem contar que respirar essa quantidade enorme de poluentes faz um mal danado!

Em resumo. É fria.

Mas mesmo assim, se você assim como eu, não vê outra alternativa, saiba que você vai sofrer. Vai doer. Pior, talvez não vá contribuir em nada na sua melhora da sua saúde, da sua performance ou seja qual for seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário