domingo, 24 de outubro de 2010

Má Educação

Quem anda, corre ou pedala nas ruas, treinando ou simplesmente passeando, tem que seguir uma lei: Tome conta de você mesmo. Ninguém liga a mínima.


Hoje, no meu "longuinho" de corrida, 18 km nas ruas dos bairros vizinhos, quase fui atropelado. Não vi o carro chegando? Sim, ele estava parado no farol vermelho. Ele me viu? CERTAMENTE. Avisei minha intenção de atravessar (sobre a faixa), quase implorando que esperasse. Não esperou. Assim que o sinal ficou verde, arrancou.

Outro exemplo recente, dentro da USP: um carro sai do bolsão da psicologia e quase pega um dos amigos de treino que descia uma pequena ladeira a uns 40 km/h. Passado o susto vi que o carro, um gol prata, ostentava um adesivo na traseira com o famoso (pra quem faz triathlon) M vermelho. O cara pedala (mesmo que não pedalasse) e não respeita um colega de treino, mesmo que de outra assessoria.

Por isso, MUITO CUIDADO sempre. Pense por você e pelo descerebrado que vai tentar te acertar. Melhor ainda, tomemos cuidado extra para não repetirmos essas atitudes!





3 comentários:

  1. Blois,
    Você citou um exemplo que é dos mais comuns para quem costuma treinar bike na USP, ou seja: ser ameaçado e se não se cuidar até mesmo atropelado por um cara que também treina bike como nós na USP. Este é o tipo de maltorista que se transforma quando entra no bólido, mesmo sendo um ciclista (se é que podemos considerá-lo em nossa categoria com esta cabecinha tão pequena) e se sente no direito de passar por cima de quem estiver na frente.

    E o seu recado serve para todos nós ciclistas da USP: MUITO CUIDADO sempre, pois este descerebrado (será que existe esta palavra???) vai tentar te acertar.

    Abraço,
    vovOsvaldinho

    ResponderExcluir
  2. Educação no trânsito é mesmo um assunto que rende e para os que, além de andar de carro, pedalam e correm, as chances de estressar (morrer - rs) triplicam. Mais triste que isso é sermos vitimas dos "sem educação" onde menos imaginamos. Vc já chegou na sua área de transição e viu tudo zoneado? rsrsrsrsrsrs?

    ResponderExcluir
  3. Carol: SIM!!!! Já cheguei na transição com tudo zoneado! E pior, você já chegou na sua fileira de cavalete, contou espaço por espaço pra saber qual o seu lugar e nele já havia uma bike, só porque era um lugar estratégico? Exemplo de mal educados existem aos montes, independente de local, situação, classe social, infelizmente,

    Vovosva, descerebrar ou descerebrado é até um termo médico, usado pra doentes que perdem as conexões cerebrais. Tem também aplicação "civil" no sentido de idiota ou coisa parecida.

    ResponderExcluir