domingo, 30 de janeiro de 2011

Ironman Brasil: Semana 4 - Devagar... e Sempre

Ia meter um "devagar, quase parando", mas pensei melhor e vi que seria injusto comigo mesmo.

A semana não foi muito produtiva nos treinos, mas infelizmente não é só isso que eu posso fazer na vida. Cobertura de férias no trabalho, muita coisa acumulada, feriado no começo da semana (bem aproveitado no passeio do WBT com a Vi e depois com toda a família)...e uma certa preguiça...é difícil admitir, mas é a verdade.

Apesar disso, a semana não foi completamente perdida.

Sábado de cruzado (30/4/20/3/10/2 km) com o Marquinhos, forte pra variar, o que é sempre bom pro ego.  O fim desse tipo de treino é sempre beirando a exaustão, não pelo volume, mas pela intensidade.

Domingo de longo de corrida (18 km), desta vez mais cedo, com uma minúscula garrafinha de água no bolso e um gel. Foi bem melhor. Resolvi começar mais na boa e fazer um progressivo. Fiz boa parte do percurso com pace entre 5'05"e 5'10". Os últimos 4 km forcei um ritmo de 4'50", terminando em 1:31'. O calor castigou bastante. Tem sido assim durante toda a semana (pelo menos parou de desabar o mundo). Acho que vou ter que rever alguns conceitos e abrir mão da "estética" em favor da "funcionalidade". Enfim, o tal "cinto de utilidades do Batman", cinto no qual pendura-se garrafinhas de água é uma alternativa a se considerar.

Segunda semana correndo de Kayano 17. Não tem jeito. Alguma coisa nele não encaixa no meu pé. Voltei a sentir um pouco a fáscia plantar. Pra dar uma aliviada, coloquei a palmilha de silicone (calcanheira) e forcei a estreia do Noosa Tri 6, meio carnavalesco mas vou dizer...ANIMAL! É com ele que eu vou, já está decidido!

Fiz minha inscrição no Internacional de Santos. Então, vão ser duas provas antes do IM. Santos e Caiobá, que também já abriu inscrições no site da Cia de Eventos.

E assim vamos indo. Janeiro acabou. Mês novo, planilha nova e agora sim, percebo que entramos de cabeça na preparação. Treinos de natação acima de 3000m (tem um de 4200m!!!!!), pedal no meio de semanas de 60 km, chegando até a 120 km no último final de semana do mês.

Como bem colocado pela Ana Mesquita no livro dela, A Travessura do Canal da Mancha, ninguém quer ultrapassar limites....a cada treino, o que se quer é empurrar esse limite um pouquinho além. Já tô procurando em lojas esportivas, aquelas ombreiras de futebol americano pra dar AQUELE tranco no meu limite!

Devagar (méééééédio) e sempre.




Log da semana: 119,4 km em 8:02'.....ZERO de Pilates!
Faltam 118 dias!

(O método Carmichael prevê 3 semanas de esforço progressivo e 1 semana de regenerativo.....UFA, ainda bem que tem justificativa - ou desculpa - pra tudo, até pra uma semaninha de preguiça....hahahaha).


4 comentários:

  1. Daniel, o cinto do Batman é uma boa. Treinei com ele durante todos os longos. A gente acostuma. No Iron usei até quase a metade da prova pois levei meu accelerade. Depois, qdo acabou, joguei na mão da minha torcida particular e segui sem ele. Foi perfeito!
    Tb tou no sistema carmichael e esta foi minha semana forte. Terminei absolutamente esgotada. Mas hj já estou inteira depois de uma noite de descanso e um day off. Agora começa a escalada novamente, mas esta é a regenerativa ufff. Vamsimbora!

    ResponderExcluir
  2. VAMBORA Clau! Escalada é legal! Vamos SUBIR!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. boa Daniel. Vamo pra cima!!!

    ResponderExcluir
  4. Essa preguiça eu também tenho :(

    Mas faz parte, teus treinos estão bem fortes, os meus estão bem mais fracos, tanto no volume quanto intensidades, acredito que seja pelos objetivos diferentes.

    Abração

    ResponderExcluir