domingo, 16 de janeiro de 2011

Ironman Brasil: Semana 2 - Los 3 Amigos

Mais uma semana embaixo d'água, literalmente.

Ganhei a fama de ser "feito de açúcar" por trocar a sessão de treino na rua pelo rolo, tudo porque na terça feira, depois de chover forte a noite toda, acordei com a notícia da Marginal Tietê alagada em vários pontos. Já fiquei 7 horas preso nesta mesma Marginal Tietê por alagamento e vendo o rio subir sem poder fazer NADA, no ponto onde eu estava. 

Não tive dúvida sobre o que fazer. E fiz o certo.

Na verdade foram duas sessões de rolo: na terça e na quinta. Em uma delas, finalmente consegui assistir o tão falado What it Takes. 

Pra quem como eu nunca tinha ouvido falar de What it Takes, a não ser na música do Aerosmith, este é um filme sobre o Ironman Kona 2005, que foge ao clichê dos filmes produzidos pela NBC, que dramatiza, conta histórias de competidores improváveis e, na medida do possível, sempre com um final feliz.

Neste, a história conta o dia-a-dia de 4 profissionais preparando-se ao longo do ano. São eles: Peter Reid, Luke Bell, Lori Bowden e Heather Fuhr.

Tá....e....?

Quem vê os filmes do ironman, vê caras e mulheres alçados à condição de semideuses, tal qual os primeiros atletas olímpicos (dos jogos originais, em Olímpia na Grécia, onde a pira olímpica é acesa a cada 4 anos e pra onde tive o privilégio de ir em 1996). Seres mitológicos, feitos de ferro!

Este filme desconstrói esses mitos. 

Mostra um atleta revelação, ainda remando muito pra chegar ao topo (Luke Bell). 

Mostra uma atleta quase no fim da carreira profissional, mas que ainda não aceitou essa condição (Heather Fuhr). 

Mostra a atleta que entrou no esporte influenciada pelo então namorado e que fica grávida no meio do ciclo de treinamento daquele ano (Lori Bowden). 

Finalmente mostra a complexidade de um cara que se entrega totalmente à vida de triatleta profissional, mas que luta todos os dias pra se convencer que é isso que ele quer, isolando-se grande parte do tempo e passando por cima de amigos, relacionamentos, enfim, de uma vida normal (Peter Reid). 

Em tempo, o Peter era o tal namorado (e depois marido) da Lori. Romperam em 2003, mas mesmo assim, a notícia da gravidez o deixou completamente atordoado.

O filme vale muito à pena, principalmente por causa do Peter Reid. O que é preciso desistir ou adiar para se tornar um atleta. What it Takes. Não por acaso, mas guardada as devidas proporções, este virou uma espécie de lema informal da galera do treino.

Por falar em treinos, o que seriam deles sem os "comparsas".

Engraçado a resistência do ser humano quando o assunto é mudança, mesmo sabendo que pode ser pra melhor.

Quando cheguei à MPR, tinha medo de não conseguir me enturmar tal como na S&P. Tinha a imagem de uma assessoria frequentada por gente de nariz muito empinado, com clima de competição o tempo todo.

O clima de competição existe....hahahahaha. Foi motivo do post em tom de brincadeira, claro, sobre a disputa pelo posto de macho alfa do "bando".

Mas o que está por trás disso, são pessoas muito legais, que me deram a oportunidade de novas amizades. 

Dentre todas as pessoas que me acolheram muito bem, quero destacar duas:  os "Marcos". O Vilas-Bôas e o Pereira. Com os dois, acredito que formamos um trio muito legal, quer seja pra um almoço no meio da semana (pra falar de.....TRIATHLON), ou pra ir pra estrada ou ainda, pra um treino de última hora num domingo de manhã.

Serão 4 meses de treinos e muitas risadas! Mais um motivo pra valer à pena. 

What it Takes.




Log da semana: 194,2 km percorridos em 9:01', além de duas sessões de pilates (2 horas).

Faltam 132 dias. VAMO QUE VAMO.


Um comentário:

  1. Assisti esse filme ha alguns anos atrás mas nunca me esqueço da história do Peter Reed. Fácil a gente fazer a mesma coisa, passar com os treinos por cima da família e até de si mesmo, sem perceber.

    ResponderExcluir