sábado, 23 de junho de 2012

Anatomia da Quebradeira


Odeio subida.

Ainda bem que natação não tem subida.

Nunca vou ser bom de subida. Tendo a diminuir muito a cadência e a velocidade. Sempre acabo sobrando, mesmo quando pedalo com pessoas que eu sei que sou mais forte.

É uma deficiência, mas não me importo muito com isso não.

Hoje foi dia de Romeiros.


Embora O-D-E-I-E subidas, tenho que admitir: é o melhor treino de força de bike que já fiz. O lugar é bonito (se o rio fosse limpo, hoje eu largava a bike no acostamento e voltava nadando....), o terreno é bem variado, o ar é bom e, desde que não tenha romaria, é infinitamente mais agradável do que pedalar na USP cheia de gente sem noção. O asfalto é equivalente, mas...nada é perfeito.


Estava meio tenso, afinal sabia que iria sofrer. Tinha decidido que só voltaria pra lá após adquirir certo ritmo, retomar parte da forma e da força física, mas....sempre tem um porém, fui convencido a ir. Haveria carro de apoio. Um grupo faria um trecho menor, cortando boa parte de fortes subidas entre o ponto de encontro no km 48 da rodovia Castello Branco e a cidade de Pirapora do Bom Jesus.

Pensei: que mal tem? Vamos lá vai.

O dia começou cedo. O Guilherme até permitiu uma noite razoável de sono.

Chegando em Pirapora, dou de cara com o Vagner Bessa. Ele ficou surpreso que eu o reconheci! Cara gente boa!

Fui o primeiro a chegar. Aos poucos todos foram chegando e saímos um pouco atrasado.

A bike sue estou pedalando e pretendo fazer os treinos por um tempo, é uma bike de ciclismo compact. Boa pra subir segundo o Elpídio, uma lenda do ciclismo de estrada aqui em São Paulo.

No início, os 34 dentes da coroa da frente e o cassete 25/12 pareciam ótimos. Senti que poderia ir ao L'etape ainda este ano, do jeito que estou.

A ida é boa. Grande parte do trajeto é em descendente e a favor do vento, o que dá uma falsa impressão de bem estar, apesar de faltar o ar nos trechos de subidas. Apesar disso, as médias estavam muito boas, em se tratando de Romeiros, em torno de 28 km/h.

No final do trecho, já em Itu depois de 40 km rodados, todos reunidos, fotos, comida, risadas.

A volta ja me dava medo. Fiquei com um grupo por alguns poucos km. Perto do km 50 eu já tinha ficado pra trás. Se a ida é descendente e a favor do vento, a volta é o inferno e termina com a cereja do bolo: a subida do Cala a Boca.

A volta é cruel. O "Cala a Boca" não é NADA simpático.

A média de velocidade despencou. Mal passava dos 20 km/h. A perna estava pesada. Se desse uma furadinha na orelha naquele exato momento, o nível de lactato estaria "fora da escala". Gostaria que meu cassete fosse algo em torno de 30/21.

Estava sozinho faltando uns 30 km para chegar, ainda tendo que vencer toda a elevação que perdi na ida, a casa caiu. 

O carro de apoio tinha abandonado o "último colocado" e precisava chegar em casa por volta do meio dia, pois a filhota iria ao cinema. Ter filho recém nascido em casa, significa que seu primeiro filho (no caso, filha), vai diminuir muito a freqüência de programinhas familiares do tipo cinema, parque, etc...

Era pouco antes das 10.

Pensamento estranhos vinham à tona. Estava louco pra me jogar no acostamento, estatelar no chão e ficar alí (já li isso em algum lugar...e acreditem, é exatamente isso que eu queria), mas não podia. A Júlia precisava sair com a mãe e eu precisava ficar com o Guilherme em casa.

Torcia para ver o carro de apoio parado adiante. Sem pudor, entraria nele e voltaria feliz.

Fui com essa esperança até o pé do "Cala a Boca". Como vi que simplesmente não iria rolar. Parei, tomei um gel e água e fui. Só faltavam 8 km (de velocidades nunca superiores a 15 km/h) mesmo.


Enquanto tinha força, a frequência subiu. Depois foi caindo. As pernas não acompanhavam o coração

















Subi. Aos trancos e barrancos, sabendo que estava forçando além do que poderia, mas nem era mais por mim. Era pela filhota.

Quando cheguei, todos já estavam até descansados. Que vergonha.

A média final despencou de 28 km/h para 21 km/h. Péssimo. A perna pesada. Morrendo de fome e sono...e ainda faltam uns 40 minutos de viagem de carro de volta pra casa.

Romeiros é isso aí. 

E  continuo voltando pra lá, afinal é um lugar que adoro ODIAR com todas as minhas forças!

Já estão falando que semana que vem tem de novo. Olhando a foto, dá vontade de ir todo final de semana....mas passa logo (a vontade).





6 comentários:

  1. Daniel, você ia A-DO-RAR Rio do Rastro.

    ResponderExcluir
  2. Chorei de rir com o "ainda bem que natação não tem subida"!!!!

    Cara....kkkkk!

    E, pior, tem ainda o vento, que na natação corresponderia a nadar contra a correnteza!

    Ou seja, o é pior dos mundos!

    Quando eu vi você passar por mim, achei que vocês estavam voando! Meu amigo comentou...não dá cinco minutos eles pegam a gente!

    Pô Daniel, ainda bem que você escreveu esse post, porque eu não tenho idéia do que é pedalar ali, se foi bom ou foi ruim.

    Fiz 24km/hora e me senti muito mal...

    Eu tenho pavor de descida e já fiquei estressado no começo, segurando tudo nos freios.

    Pra mim, descer é bem pior que subir! Meu coração dispara! É uma droga!

    Depois, tem muita troca de marcha e eu estava com um bike de triathlon. Como quase não seu para ir clipado, apanhei demais...

    E olha que eu tinha dito que tinha que fazer apenas um treino fácil, só volume.

    Imagina só....

    E, caramba, legal mesmo te ver por lá! Engraçado encontrar as pessoas que a gente acompanha a um tempão pela Internet...

    No caso do pessoal que é blogueiro também, as vezes gostaria que blog fosse em papel para pegar um autografo quando a gente se encontrasse por ai...

    Valeu mesmo por ter compartilhado como foi o seu pedal de ontem. Agora tenho mais referências...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da primeira vez que fui pra Romeiros, fiquei encanado que a média foi uns 27 km/h, saindo do Km 48 da Castello.

      Hoje não me importo. Por mais que o treino seja "leve" (no quesito velocidade), SEMPRE vai ser pesado.

      Lá é um bom campo de provas de triatletas que querem sair do estigma dos "caras que só sabem pedalar em linha reta, no plano e de preferência a favor do vento". Essa é a imagem do triatletas vista pelos ciclistas.

      Pior que me encaixo em tudo isso...hahahahahahaah.

      Não consigo ser eficiente na subida, mas já estou bem melhor no quesito controle nas curvas em descidas, o que pra mim é um marcador de evolução. Lá é um bom lugar pra perder medo do vento contra também.

      Nas condições de sábado, 24 km/h foi muito bom.

      Muito legal te conhecer ao vivo! Agora...autografo. Meu??....hahahahahahahah. Concordo que muitos outros merecem mesmo autografo, mas esse aqui não!!!! Fico feliz que escrevo algumas coisas e de vez em quando, acerto, mas no geral é só uma diversão e uma forma de retribuição. Li (e leio) mitos blogs enquanto treinava e sonhava com o primeiro ironman. Acho que dividir experiências diminui um pouco a ansiedade de quem lê e de quem escreve, não acha?

      A gente se esbarra de novo por aí!

      Grande abraço

      Excluir
  3. Daniel,
    Virei fã do seu Blog. Se depender do leitor aqui o pedido é escreva com mais frequencia.
    Li hoje os 2 ultimos posts. Estou na mesma situacao que voce. Tentando voltar a treinar. Com 1 filha de 2.5 anos e um filho que completa 3 meses amanha. Treinei para o IM Brasil em 2011 quando so tinha 1 filha. Ate tinha feito a inscricao pro IM 2012, mas depois que o filho nasceu refuguei porque a coisa tava feia. Na negociacao com a esposa pedi um meio-ironman no segundo semestre. (Vou pra Inglaterra visitar um amigo, e faco o Meio da Irlanda em 2/Set). Ela aceitou, e so pediu que eu nao treinasse de domingo.
    Comecei mesmo a treinar agora em Junho. Um acumulo de treinos, noites mal dormidas e o sucesso do Corinthians na Libertadores (que tirou mais o sono) me trouxeram uma gripe. Fiquei 1 semana parado, e voltei na Quinta passada. Fiz um rolo de 1 hora na quinta: me senti bem. Nadei na sexta: bem de novo. No sabado fiz um pedal de 2 horas + 3km transicao: bem.
    Eu ate desisti de pegar planilha porque é impossivel seguir qualquer coisa. Por mais que eu explique pra minha filha mais velha ela teima em acordar nas noites em que treinaria no dia seguinte. Ja praticamente desisti de combinar com os amigos porque eu furava sempre. Porem aceitei o convite de um amigo pra correr 90min no domingo. Ele queria as 08:00hs, mas convenci sair as 07:00hs. Sabia que se nao tivesse um compromisso com alguem provavelmente desistiria de treinar.
    A intencao era dormir cedo. Mas bem nesse dia minha esposa decidiu voltar a dormir comigo (explicacao: desde o nascimento do nene, ela tava dormindo no quarto dele). Eu tava sentindo muita falta de dormir com ela, mas a volta dela resultou num bate papo muito bom ate quase a meia noite.
    As 03:00 minha filha acorda (no trato eu sou responsavel pela mais velha, e minha esposa pelo nene). Vou dormir com ela na cama dela. Eu tenho 1.85m e a cama tem 1.90m (foi presenta da sogra). As 05:30 ela acorda de novo e pede mamadeira. Raramente damos leite a noite, mas quando fazemos ela sempre dorme ate mais tarde. Era a minha chance: fiz uma mamadeira cheia.
    Nessa hora minha esposa estava acordada pq tinha acabado de dar peito pro nene. Ela chama a Luisa pra dormir com ela na cama. O ideal seria eu sair pra correr naquela hora. Eram 06:00hs e o despertador tocaria as 06:30. Mas o burro aqui combinou com o amigo de sair as 07:00hs. Consegui dar uma cochilada. Acordei assustado com o despertador.
    Me arrastei o treino inteiro. Consegui convence-lo a fazer um caminho que com 1h10 min estava de volta em casa. Ele terminou o treino sozinho.
    Quando eu piso em casa. A minha esposa ta uma fera. Decidiu que iriamos passear com os 2 filhos ate uma padaria que gosta de tomar cafe nos finais de semana. (fica uns 6 quarteiroes de casa). Tomei um banho voando. Nao comi nada. Ainda meio que suando, peguei uma garrafa de agua e saimos todos juntos. A minha esposa ja anda devagar, empurrando o carrinho do nene entao foi foda. Cheguei na padoca quase desmaiando de fome.

    Acho que quem treina com filhos pequenos em casa deveria ganhar uma menção honrosa nas provas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fiquei até cansado por você!

      Não escrevo mais porque nem tenho tanta criatividade assim. Sem contar que no meio tempo entre treinos, filhos...preciso trabalhar também, mas fazemos o possível pra encaixar tudo.

      Vou me inspirar nessa sua maratona pra escrever um post.

      Bem vindo

      Excluir