quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FRUSTRAÇÃO



Todo mundo conhece essa musiquinha. Pode cantar baixinho. Ninguém vai perceber.

"Era uma bike muito engraçada
Não tinha quadro, não tinha nada
Ninguém podia andar nela não
Porque na bike não tinha guidão
Ninguém podia dar uma volta, porque na bike não tinha roda.
Ninguém podia fazer um tri (athlon..mas esse parenteses não é cantado), porque a bike não estava alí
Tudo era feito de forma lenta, num país bobo
Pela Cervélo!"

Cansei de esperar.

A superbike foi lançada em janeiro (18/01/2012) se não me engano.

Estava decidido comprar uma SHIV. Era apaixonado pela bike com a qual o Macca ganhou Kona em 2010 (o modelo 2011 achei horroroso). O enfeite da porta da maternidade do Guilherme foi um recém nascido montado em uma.

Estava pesquisando preços (importação oficial e não oficial), mesmo sabendo que é uma bike com ajustes difíceis e não foi feita para "mortais"

Até que "do nada"  surge uma SUPERbike, prometendo dar o melhor dos mundos aos amadores: aproveitamento integral de melhorias aerodinâmcas e ajustes praticamente ilimitados, tornando esse tipo de bike acessível à todos (que se dispusessem a pagar por isso).

Aí descobri que as coisas não eram assim tão fáceis, do tipo - quero, pago, consigo. Tinha que esperar.

Mas não era esperar porque a demanda estava grande. Até devia estar, mas teria que esperar porque, apesar de toda pompa e site caprichado no lançamento, não existia nenhuma bike fabricada.

Esperei.

Janeiro, fevereiro, março.

Abril: alarme falso.

Maio: vendi minha bike. Surgiu uma oportunidade e não estava treinando.

Junho - voltei a treinar e para isso comprei uma bike road simples pensando em mantê-la após a chegada da superbike. Fim do primeiro prazo. A Cervélo adiou as entregas indefinidamente.

Julho. Descobri um tópico só sobre a P5 no Slowtwitch. Nele o pessoal da Cervélo se esmerava em desviar dos ataques. O problema nas entregas era mundial. Descubro que a produção obedece a uma escala. As que tinham mais saídas (tamanhos grandes), estavam sendo feitas e entregues primeiro. Nenhuma 51 (a minha) ou 48. Acho que nessa época começaram a entregar as primeiras aqui no Brasil. Teve até outro alarme falso, com uma tamanho 54 disponível, mas chegou-se à conclusão que a melhor mesmo era a 51. Já deu pra ver uma luz no fim do túnel.

Agosto e Setembro: até o fim de setembro e efetivamente em outubro, segundo a Cervélo, as entregas estariam normalizadas. O gargalo na produção era a pintura e com uma solução "manca", transformaram o acabamento brilhante em fosco, diminuindo o tempo de produção e os problemas com controle de qualidade. Achei que ficou mais bonita, apesar de ser claramente, um improviso.

Outubro: nada da minha. Mudei meu pedido. Inicialmente era uma P5-three Dura Ace, a única opção até então, para bike completaque não fosse com Di2. Isso me induziu a um erro. No lançamento, as fotos davam a entender que também para a bike UCI legal (a que tinha encomendado), o guidão Aduro (uma das grandes novidades) integrado estaria disponível. Após as primeiras entregas e fotos pela internet, percebi que não. Estas viriam com avanço normal e guidão convencional. Primeira decepção. Tive a chance de mudar para a P5-six, específica para triathlon, com o guidão integrado e garfo proíbido pela UCI. Agora tinha uma configuração amigável ao bolso, com SRAM red. Até esperava que com isso, minha entrega seria ainda mais atrasada. Já tinha esperado 9 meses mesmo. Não iria fazer diferença. Bicicleta eu tinha. Não a adequada, mas eu tinha.

14/out - TriStar Rio - Ponto final. Não dá mais pra esperar a superbike. Preciso de especificidade. Ou simplesmente quero isso, mesmo sabendo que a bike não é o unico fator do meu sofrimento. Falta ritmo, falta treino, falta condição física. So what...?

A informação é que em novembro vão chegar algumas poucas 51, mas não é possível saber quais as configurações, portanto, não dá pra saber (?) se a minha está incluída.

Durante todo esse tempo ouvi piadinha dos amigos. No começo tentava explicar o tal cronograma por demanda. Ninguém entendia. Ninguém entende. Nem eu.

Até que passei a responder: "um dia chega".

Cansei do "um dia chega" e passei a responder só "não existe".

Mas como não existe? Só na minha assessoria tem duas.

Na USP, rodando aos sábados, (de roda fechada, acreditem), umas 4 ou 5.

Cansei. Sei que essa ansiedade e expectativa tem apenas um culpado: eu mesmo. Vendi minha bike de triathlon em maio, achando que até junho teria a nova nas mãos. Acreditei na informação passada pelo fabricante! Comprei uma bike simples, contrariando o meu mantra que diz "coisa boa - quase sempre - custa caro " (infelizmente). Comprei uma bike barata e consequentemente ruim, por mais que quisesse tapar o sol com a peneira, tentando acreditar que isso não faria a menor diferença.

A Cervélo, apesar de ter a melhores bikes do mundo, perdeu um cliente. Não pretendo mais ter bikes da Cervélo porque me senti lesado. É uma pena que eu realmente não seja nada pra eles e nem nunca vão ficar sabendo da minha indignação e principalmente frustração.

Peço muitas desculpas públicas ao Max da Kona Bikes, com a certeza que ele fez tudo o que podia para facilitar, agilizar e viabilizar o que eu queria. Desde o início deu total apoio, repassando todas as informações que tinha, cobrando quem tinha que ser cobrado e buscando sempre as melhores soluções. Estou me sentindo mal por ter quebrado a "promessa de compra", mas isso não pode mais tomar o tempo que estava tomando na minha vida.

É só uma bicicleta. E a empresa que a fabrica não me respeitou.
Lançam a "bike" dos sonhos, objeto do desejo....e não são capazes de suprir as enormes expectativas geradas. Não são capazes de AO MENOS dar informações concretas.

Nem no Brasil esse desrespeito é tão grande.

Do Canadá à partir de agora, só consumo o que vem do Geddy Lee, Neil Peart e Alex Lifeson!



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Já comprei um camelo......hahahahahahah.

      Ou então vou com a bikezinha rosa da Barbie da minha filha! Só vai dar eu nas fotos!!!!!!!

      Excluir
    2. Só esqueci de dizer: o camelo vem do Marrocos e a previsãod e entrega é só em janeiro.....hahahahahahha.

      Excluir
  2. Anônimo, propaganda de graça???....que feio. Não vou comprar sua bike. Se quiser me manda uma pra testar.

    ResponderExcluir
  3. Daniel....

    não quero aproveitar da oportunidade, mas já aproveitando...

    vc não gostaria de andar de kestrel 4000LTD DI 2013 ??

    Dá uma olhada... se vc se interessar te coloco com o contato e a bike vem em 15 dias a partir de novembro.

    http://2013.kestrelbicycles.com/tri.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciro, obrigado pelo contato.
      Estou andando com uma slice 5. Já tive Cannondale no início dos anos 2000 e o encaixe com esta foi perfeito. Mas pode ter certeza que vou guardar a "dica" pro futuro.
      Valeu.

      Excluir