segunda-feira, 28 de junho de 2010

Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa



Tá...Não é uma praia de areia branca e água cristalina....mas olha a cor do céu!!! Olha a piscina, sem ondas nem correnteza. Não dá aquela vontade IMENSA de nadar 1500m, pedalar 40 Km e correr 10 Km?????

Então...eu fui!

Nem era uma prova que estava planejando fazer, até que, ao receber minha planilha vi que existia todo um planejamento específico e não tinha treino no final de semana da prova. Mais, era uma ótima oportunidade de testar minhas escolhas (troca de assessoria).

Fiz a inscrição no último dia e mesmo com um PODEROSO Mac, deu pau no navegador na hora de confirmar o pagamento, depois de ter inserido os dados. O que fazer? Colocar de novo e correr o risco de pagar 2 vezes? Liguei na operadora e confirmaram a operação. Beleza!

MAS....não recebia a confirmação de inscrição da organização. Bom, pra encurtar, não me inscrevi! Pelo menos não dessa vez.

Acabei me inscrevendo no dia do congresso técnico. Paguei mais caro, mas já estava decidido mesmo a fazer.

Infelizmente, minha torcida, a família Ironman, não poderia me acompanhar. Fico triste, mas pelo menos não fico preocupado se elas estão bem, se a Júlia comeu, bebeu água. Penso SÓ na prova.

Esta prova em específico tinha um grande atrativo pra mim: ESTREIA das minhas novas rodas. Um belo par de Zipp 808, calçadas com pneus Continental GP4000S.

Aliás, daquele post antigo que falava de uma certa lista de desejos, só não tenho um dos ítens....qual seria?


Cheguei em Santos sem sustos. Também....acordei em pleno domingo às 5 da manhã. Nas ruas, era nítido que quase todos VOLTAVAM de algum lugar ...só eu estava INDO.

Gostei do que vi. Tenda da assessoria, frutinha. Novidade pra mim.

Bike no lugar (154), reinando MARAVILHOSA no cavalete xexelento das provas de Santos. Tenho sempre a impressão que a roda vai empenar quando boto a bike na área de transição....com roda nova ainda...CUIDADO REDOBRADO, TRIPLICADO....

Hora de botar a roupa de borracha, besuntar o pescoço de vaselina e ir pra água.

Desde a época que pegava onda, não ficava tão feliz em entrar na água com um neoprene.

ESTAVA FRIA....Mas isso era bom.

Primeiras braçadas. Roupa se acomodando. Puxa daqui, me enforca dali. Decidi nadar até a primeira bóia. Minha única experiência com neoprene de natação até então tinha sido o Internacional de Santos neste ano e não tinha gostado. Estava repetindo essa impressão.

Calma...todo mundo gosta. Ajuda a deslizar...

Saí da água, alonguei. Dei mais uma ajeitada na roupa, puxei as mangas, aliviei o pescoço. Já era hora da largada.

Entrei no curralzinho com todos, de todas as idades que fariam a distância olímpica.

Buzina: ===<() ~~ ♪ ~ ♫ Póóóó e o ESTOURO da boiada!

Decidi nadar concentrado, sem perder a boia de vista...e deu certo. Saí da primeira volta com exatos 10 minutos...a roupa estava enfim AJUDANDO. A segunda volta decidi dar uma aliviada, afinal tinha forçado um pouco e não queria chegar ofegante pra pedalar.

Saí da água com 22'30"e até entregar a etiquetinha no posto de controle, mais uns 30 segundos.

Iria finalmente botar minha roda pra girar...ouvir aquele barulho característico de rodas de carbono..vum, vum, vum.

O circuito novo da bike é legal. Tem muitos retornos e ainda usa em grande parte do percurso, a avenida portuária.

Pela segunda vez desde que comecei no triathlon, não fui só ultrapassado na bike...ultrapassei também. No internacional já tive esse gostinho.

Até como treino pra Penha e pro Iron no ano que vem, tomei muito cuidado com o posicionamento. Pedalei uns 30 Km (dos 40) com fiscal por perto e não fui penalizado. Vi muita gente tomando cartão por vácuo, por ultrapassar pela direita.

Fui bem comportado e pedalei bem. Repeti o tempo de prova do Internacional, porém com um percurso com muito mais reduções de velocidade. pedalei melhor!

Entreguei a bike com o relógio marcando 1:03'08".

A corrida era pelo cenário de sempre, com a vantagem de em nenhum momento dividirmos pista com os carros.


O primeiro Km marcou 4'53". Esperava estar mais rápido. Depois fui encaixando, buscando pelo menos uns 3 ou 4 BF (identificação da minha catergoria) e sempre passando abaixo do esperado pelas marcações.

Fechei a primeira volta com 22'30" ou alguma coisa perto disso. Estava cansado, mas bem pra continuar nesse ritmo...mas não me contentei...apertei!

Consegui no último retorno, passar mais um BF, mas vi que ele não se entregou e ficou na minha cola. No ultimo Km, apertei ainda mais. Sabia que o cara estava atrás a não queria dar de graça.

Na reta final, vi o Emerson mandando apertar e indicou meu lado direito. Dei um sprint como se tivesse num 400m...mas o cara deu o bote antes....se deu melhor. Me passou faltando uns 5 metros pra linha de chegada. era um aluno de um dos professores da academia que eu nado, o Rodrigo Aiex (que foi meu "fotografo" nessa prova...Valeu Rodrigo!)

Este, o momento do "bote".

Fechei em 2:15'00". Onze minutos mais rápido que meu melhor tempo. Grande parte desse tempo foi por causa da natação. Não que eu tenha nadado melhor. Até nadei, mas no internacional tinha algo errado com responsável pelas distâncias.

Parciais desta prova:

Natação - 23'02"
T1 - 2'25"
Bike - 1:03'08"
T2 - 2'05"
Corrida: 44'19"

Sinto que estou no caminho certo. Penha está LOGO aí, dia 28/08. Sinto que tenho que ganhar mais resistência sobre a bike, mas estou aprendendo a gostar de estar em cima de uma, diferente de antigamente quando era uma hora de sofrimento.

Ahhhhh...decepção do domingo (além de ver a Argentina dar mais um show)....as rodas não fazem vum, vum, vum pra quem está pedalando com elas....é só parte do jogo de sedução que elas fazem com quem não as tem....quem está pedalando ao lado...ou atrás....rsrsrsrsrs.


Que seja assim!


ESPETÁCULO de Bike


Agora precisava voltar pra Sampa pois tinha sido requisitado pra uma missão MUITO importante, pelo telefone...quase uma ordem: Passear

Olha aí a cara do general aí embaixo...muito preocupada com o jogo da Alemanha, da Argentina, com a prova do papai...




Um comentário:

  1. Legaaal, Dani! mandou bem! Quer umas dicas? Na próxima prova, faz uns treininhos com a roupa de borracha na piscina. Um ou dois, na semana antes da prova, já ajuda BEM. Outra coisa: não use vaselina. DETONA a roupa. Tem um breguetinho chamado bodyglide que é mais apropriado pra isso. Comprei em Clearwater mas talvez já dê pra achar por aqui.
    Ah, foi o Pedro que te alcançou?
    bjs

    ResponderExcluir