sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Gestação de um Ironman


Faltam 37 semanas e 2 dias pro Ironman Brasil 2011.

Os livros dizem que uma gestação de termo se dá entre 37 e 42 semanas após a data da última menstruação da futura mamãe. Infelizmente, cada vez mais temos bebês vindo ao mundo mais cedo e com hora marcada (sempre pode existir uma desculpinha de mecônio -pouca gente vai saber do que se trata mesmo - ou então duas palavrinhas que levam qualquer mamãe ou papai de primeira viagem ao stress extremo: sofrimento fetal).

Mas isso é outro assunto...

Trinta e sete semanas então, é o tempo (mínimo) que leva para que o bicho homem saia da união de apenas 2 células para um ser extremamente complexo do ponto de vista anatômico e fisiológico e ainda, segundo Darwin, perfeitamente adaptado ao nosso meio.

Trinta e sete semanas é o tempo que leva pra que duas pessoas tenham suas vidas mudadas completamente e praticamente viradas de cabeça pra baixo, por mais (ou menos) que essa gravidez seja planejada.

Minha experiência com gestações:

A Júlia na verdade nasceu com pouco mais de 39 semanas e de parto normal, pois a médica dela nunca se importaria em desmarcar consultório, acordar de madrugada ou ter que ficar na cidade num final de semana, mesmo que num feriado prolongado. A Júlia veio ao mundo pelas mãos da própria avó!

Ela foi planejada ao extremo. Eu e a Vivi preparamos nossas vidas pra isso. Viajamos bastante desde o nosso casamento. Aconteceu num momento financeiramente estável e que permitiu que a mamãe pudesse lamber a cria por mais que (mínimos) 4 meses de licença.

Todo esse planejamento não tirou a emoção e alegria da descoberta. O desespero de cair na real que em pouco tempo teríamos que cuidar, educar, dar valores.

Foi um período muito legal. Entre muitas coisas que fizemos, eu criei uma conta de email no nome dela (tempos modernos) e a cada semana que passava, mandava um email pra futura mamãe, assinando como se fosse a própria baixinha, dizendo as mudanças que estavam acontecendo com o corpo em formação, criando e aumentando a expectativa, fortalecendo o vínculo.

A Jú com mais ou menos 27 semanas. Muito pouco tempo depois ela estaria aqui fora com esse mesmo sorriso.


Onde eu quero chegar?

Estou tentando dizer que acredito que poucas situações na vida determinam mudanças tão profundas como uma gravidez, principalmente uma primeira gravidez.

Se 37 semanas são suficientes para formar um ser humano e transformar outros dois em pais (com TODAS as implicações disto), arrisco a dizer que este tempo é MAIS que suficiente pra se formar um ironman e todas as mudanças fisícas e psicológicas que são necessárias pra isso. E cá pra nós, não estamos partindo do ZERO.

Estou "grávido". Em 37 semanas nasce um ironman.

Pergunta: Doutor, é iron mesmo????????

Resposta: ainda não dá pra ver, mas as chance são grandes... o coração tá BATENDO FORTE!!!!!!


5 comentários:

  1. Amor....pode não ser uma "gestação de verdade", mas tenho certeza de que alguns sintomas você vai sentir: ansiedade, curiosidade, um pouco de medo, alegria e muito mais....mas depois que nasce passa, e aí é só curtir!!!! Boa gestação, estaremos do seu lado, curtindo cada semana!!!!
    Mas se você sentir algo mexendo dentro de vc.....aí será um problema....HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse o "médico" para quem a pergunta foi dirigida, acho que arriscaria "não tenho a menor dúvida" como resposta!

    ResponderExcluir
  3. Duro é o trabalho de parto que vai de 9h00 a 17h00.

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. ESPETÁCULO de comentários!!!!!

    Ana, valeu a confiança!!!!!!! Você é minha "ídala"!

    Victor, se você soubesse o quanto durou o trabalho de parto da minha esposa...hahahahahah. Só a própria avó (minha mãe) como médica pra insistir (claro que ninguém estava sofrendo...nem a Vivi (minha esposa) e muito menos a Julia. Aliás, a Vivi foi FORTE! Todos os méritos pra ela!

    ResponderExcluir
  5. legal....iniciei meu blog com essa mesma linha de pensamento..hahahhaahha. dá uma olhada: sjptri.blogspot.com

    ResponderExcluir