quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um Pouquinho de Música

Como a vida não é só "acorda, come, treina e vai dormir", por incrível que possa parecer, ainda dá tempo de fazer coisas que pessoas normais fazem.

Vamos falar de música. Comprei dois DVD's


U2 foi a primeira banda que me fez ter vontade de comprar um disco, na época vinil. O primeiro que comprei foi o "War" (1983), o terceiro da banda. Depois comprei um outro ao vivo chamado "Under a Blood Red Sky" e fui ARREBATADO! Passava tardes inteiras ouvindo um disco que tinha só 8 músicas, entre elas Sunday Bloody Sunday e New Years Day, viajando nas fotos da contracapa e imaginando se um dia iria num show daqueles (tinha entre 12 e 13 anos).

Longos anos se passaram e acho que não tem nenhuma banda que me faça ter vontade de ir a um show hoje em dia, além do U2. Já fui em dois.

Quase 30 anos de banda e eles estão em plena forma (física também). As músicas parecem atuais, mesmo as de tanto tempo atrás. A voz do Bono está muito boa, depois de um período "estranho". The Edge é um gênio. Larry Mullen e Adam Clayton muito bons. O entrosamento entre eles é evidente. O show é grandioso, épico (palco, performances, luzes, som, músicas). não tenho muita dúvida em dizer que é a maior banda da minha geração, assim como foram os Stones ou os Beatles na geração anterior.

Vale cada centavo e sem dúvida recomendo.







O outro foi do Bon Jovi.

Muitos vão entortar a cara: BON JOVI????

Sim, Bon Jovi.

Em 1986 alguém emprestou o disco "Slippery When Wet" (também vinil) pro meu irmão. Já tinha ouvido falar desta banda com nome estranho e que era "apadrinhada" do Kiss, assim como tantas outras bandas de hard rock dos anos 80, como por exemplo o Van Halen.

O som era bom (SIM). Tinha guitarra bem distorcida e eu gostei de cara.

Depois vieram os CD's e as locadoras de CD's. Aluguei os discos mais antigos e passei a gostar mais. Seguiu-se uma fase estranha, com mudança de sonoridade e nunca mais comprei nenhum disco ou ouvi nada deles.

Até que um dia, parado na frente da Fast Shop do Villa Lobos, enquanto a Vivi encarava a fila do Yogoberry, fiquei ouvindo o DVD da última turnê que estava no mostruário de um home teather. Pensei que seria um show legal de ir ver.

Decidi comprar o DVD. Desisti de ir ao show.

Ficou ruim? Sempre foi ruim?

A resposta é não para as duas perguntas. Foi bom e continua bom, mas eles não souberam envelhecer, como por exemplo, o U2.

O que se vê são caras vestidos (fantasiados) de roqueiros dos anos 80, só que com MUITOS kilos extra. Muito pouca coisa lembra um show de rock, a começar pela banda. Tem uns 4 músicos de apoio. A guitarra do Richie Sambora continua boa, mas reduzida e muito...pode ser só a mixagem do DVD, mas o som dela está escondido. O próprio Sambora é uma imitação do que ele já foi.

Uma comparação veio à cabeça: O Bon Jovi está virando o Roberto Carlos. Um dia fez rock...hoje faz musiquinhas de elevador e fica fazendo charme pra mulherada o show inteiro....aliás, o que antigamente eram mulheres bonitas (tipicamente americanas dos anos 80 com peitão e cabelo armado) hoje o que se vê são tias gordas, velhas e metidas a menininhas, com chiliques a cada vez que o Jon Bon Jovi se aproxima.

Outra coisa triste: os caras não sabem o que fazer no palco. Tive a sensação que eles estavam desconfortáveis, deslocados. Soa falso a banda tocando músicas do passado. Não tem pegada. Não tem peso (a não ser o das panças dos músicos, menos do Jon Bon Jovi, diga-se a verdade, com pinta de galã, aos 50 anos de idade).

É uma pena!

Todo mundo tem que saber envelhecer.


3 comentários:

  1. E não é fácil saber envelhecer, Daniel...

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita porque gosto de falar de música mais que qq coisa (acho mais que triathlon – hahaha).
    Lendo este post, lembrei da emoção do primeiro vinil: o meu foi Nevermind, do Nirvana.
    U2. Quando comecei a me interessar em conhecer bandas, na adolescência, acho eles estavam nesta fase estranha que vc citou, muito diferente do começo da carreira (mais rock´n roll). Eu era super xiita, achava que as bandas que passavam do clássico ao pop eram, digamos, de 2ª linha. Ok, era minha opinião, tudo certo, SE.... eu não tivesse, escondido na coleção, 2 CD´s da banda, que não eram os de início da carreira. Inclusive, 1 deles era o Zooropa (entende o motivo da minha vergonha de adolescente grunge???). As músicas deles que mais amo estão nestes CDs e acho que eles nunca as tocam nos shows. Às vezes (bem às vezes), a Kiss FM toca estes sons, o que me faz pensar que apesar da pouca idade, meus ouvidos reconheceram algo bem rock naquela “pilha pop” (que não é de toda ruim).
    Já o Bon Jovi, tb te entendo! Maldito Glam Rock! Não seria tão mais fácil odiá-lo se as músicas fossem ruins???? Só não sabia que o cara estava assim perdido. Ótima sua comparação com o Robertão.... hahahahaha!!!

    ResponderExcluir
  3. Ana, não é fácil, mas é inevitável. Temos que encarar.

    Carol, sabia que iria ter um comentário seu nesse post. Sou fanático por U2, mas não gosto da fase Pop, Zooropa, embora a turne Zoo Tv tenha sido MUITO boa! Sobre o Glam Rock....hahahaha....confesso, gosto muito de hard rock, mas tem certas bandas que nem sob tortura eu conto que tenho CD...hahahaha.

    ResponderExcluir