segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Domingo de Cidadania



Democracia = Governo do Povo (demo=povo e kracia=governo).

Mais um legado grego para a humanidade.

É assim: a cada ciclo eleitoral, viramos (quase) todos cientistas políticos e com a paixão que é peculiar aos brasileiros.

Engraçado como nós conseguimos ser experts em tantas coisas e depois virar as costas para todas elas. 

A cada quatro anos sabemos a diferença exata entre yukos, kokas, wazaris e ippons. Por outro lado, pergunta se esse entusiasmo todo vira apoio por parte das confederações (não só de judô), por parte do empresariado.

Em outro ciclo de 4 anos, viramos técnicos de futebol. Sabemos onde joga Michel Bastos ou outros caras que só aparecem como brasileiros em épocas de copa. Depois (ou antes) eles estão mais preocupados com euros, loiras, carros e contratos....não necessariamente nesta ordem.

Não vamos desviar o assunto. O negócio é política.

Muito legal esse negócio de redes sociais. Claro que tendemos a colocar nessas redes uma pequena parte do que na verdade somos. A parte que queremos valorizar. Mesmo assim, a gente consegue vislumbrar o que cada um é.

Nessa época de eleições, todo mundo gosta de expor suas preferências. 

Tenho algumas pessoas na minha lista do facebook que acham que o comunismo/ socialismo ainda existem. Defendem com unhas e dentes o legado social do governo atual (leia-se bolsas esmolas e obras sempre inacabadas do PAC) , assim como o grande mentor deles, que trata a todos os outros candidatos e partidos como inimigos. Perigoso isso hein?. Será que ninguém se dá conta?

Tem também aqueles que realmente entendem e defendem seus pontos de vista de forma coerente, independente se são petistas, tucanos ou nenhum deles (infelizmente só temos duas forças).

Tem outros que como muitos, infelizmente, nem sabem em quem votaram ontem.

Quase todos, sem medo de errar, quando tudo se encerrar no final de outubro, vão continuar suas vidas. Algumas mudanças podem impactar, mas ela (a vida) segue. Vamos continuar a reclamar da corrupção, dos nossos deputados, dos nossos senadores, dos nossos juízes...até as próximas eleições.

Esse é o povo (demo) que governa (kracia) que elege o Tiririca, um palhaço em todos os sentidos da palavra, com  mais de 1 milhão de votos. Mais que o dobro do segundo colocado, que também não é grande coisa.

E a culpa não é dele (nem o mérito). O máximo que eu posso fazer, além de claro, não votar nele, é não ouvir a música dele, não assistir aos programas em que ele aparece, não ir ao circo onde ele trabalha. O problema é que o circo pra onde ele vai é a assembleia legislativa. O lugar onde as leis são criadas e aprovadas.

O gênio (do crime) que o colocou lá, tão conhecido por envolvimento em outros episódios nefastos da nossa vidinha política, teve o "insight": vou colocar uma marionete, puxar votos do povo "ignorante + insatisfeito + descompromissado + o que quer que seja"pro meu partido (coligação) e vou botar minha corja no "lugar de direito".

Cada um tem o que merece. Agora vamos cobrar do Tiririca as reformas necessárias (tributária, política, etc, etc...)

Será que Péricles imaginaria que seu sistema de governo (que nem era assim TÃO democrático na conotação atual da palavra) iria descambar pra isso?

Bom, no Brasil, TUDO é possível.

Em tempo, eu estou orgulhoso do meu voto. Votei na Marina. 

Não porque o programa de governo do partido dela seja excelente (o que realmente não é, vide reportagem da Veja desta semana), não como forma de protesto. 

Sim por me identificar com suas ideias (não só políticas).

Por achar que ela tem uma bela história de vida.

Por achar que ela foi extremamente injustiçada pelos "camaradas" e pelo partido que ela ajudou a criar enquanto fez parte do governo.

Por concordar com as opiniões sobre sustentabilidade.

É o que eu consigo listar no momento.

Votei em quem eu acredito, consciente de que desta forma, não estaria contribuindo para a eleição em primeiro turno de quem eu não queria.

Agora eu voto no Serra. Não como voto útil, para evitar a eleição do PT, mas também por acreditar que ele pode ser um melhor presidente do que o Zé Dirceu....ops, o PT, a Dilma.


Os palhaços somos nós!

Antes disso, meu domingo começou cedo, na estrada dos Romeiros, 100 km na companhia do Marcos Pereira, com muita subida, vento contra (na ida e na volta!!!! Como isso foi acontecer????), chuva. Minha bike tá parecendo uma mountain bike de tão suja. Ainda estou cansado, mas feliz!

3 comentários:

  1. foi um domingo bom...pedal de manhã e 2o. turno...

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel
    Escrevi meu post também porque achei legal vc ter tocado no assunto. E, parabéns, vc defendeu seu ponto com argumentos e muita lucidez, sem partir pra ataques baixos. Um bom exemplo de como é possível fazer um debate sem descambar pra baixaria.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Aos que votaram no Tiririca para fazer protesto, saibam o nome dos candidatos eleitos com seu voto e verifiquem depois sua atuação:

    VANDERLEI SIRAQUE (PT),
    DELEGADO PROTÓGENES (PC do B),
    OTONIEL LIMA (PRB),
    NEWTON LIMA NETO (PT),
    DEVANIR RIBEIRO (PT).

    Caso a candidatura do Tiririca seja impugnada, o primeiro suplente é GENOINO(PT).

    ResponderExcluir