terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Apaixonados por Bikes


Uma pausa na minha obsessiva jornada em busca da armadura de ferro pra falar de.....bicicleta!

Sim. Todo mundo sabe que triatleta só sabe falar de natação, bike e corrida.

Mas vamos falar de uma forma diferente.  Uma simples bicicleta faz qualquer pessoa voltar a ser criança. Duvida?

Qual sua reação diante de uma cena dessa?


Hoje teve o Bike Tour São Paulo, no dia do aniversário de 457 anos dessa cidade doida. Um evento que distribui 7 mil bicicletas, fecha o trânsito de uma de suas principais artérias e faz MUITA gente feliz.

Essa felicidade é visível na euforia de todos que chegam na área da largada.

Em um mundo onde a palavra sustentável é quase um mantra, onde todos buscam alternativas de transporte verde, onde todos queremos um ar melhor pra respirar......BALELA....Não que isso não seja importante. É essencial, é fundamental, mas isso é um assunto pro meu amigo de escola e hoje jornalista, Denis Russo, no blog Sustentável é Pouco. Convenhamos, o que faz a alegria de todos os que lá estiveram, é poder avançar sobre essa pilha de bikes e pegar uma só pra você.

Não estamos falando de bikes de 4 ou 5 dígitos, como as nossas de triathlon. A felicidade também mora nas coisas mais simples. A gente que complica muito.

De imediato, lembrei da minha primeira bike, uma monark. Tive outras antes, mas considero essa a primeira. Era uma bike clássica de ciclismo, com câmbio no quadro. Com essa bike participei de pelo menos um Passeio Ciclístico da Primavera, no Ibirapuera, com o meu pai. Não lembro a distância, não lembro o trajeto. Só lembro que estava tão eufórico como hoje, por poder andar de bike nas ruas dos carros.

A bike é nosso primeiro símbolo de liberdade. Com ela, descobrimos que o mundo tem mais de um quarteirão. É nosso primeiro meio de transporte quando nos aventuramos nas brincadeiras onde assumimos o papel de "papai". 

Quem não tem um monte de recordações  de infância/ adolescência, nas quais a bicicleta é coadjuvante?

A minha era uma brincadeira que a gente chamava de "Hotel". Não lembro direito como era. Só lembro que éramos em 3 meninos e 3 meninas. De repente alguém falava: Vamos brincar de hotel? E saíamos todos com nossas bicicletas na garagem do prédio.

Pois então. Além de todos os benefícios para o meio ambiente, para o tráfego, para a saúde, a bike faz bem pra alma, pro coração (não no sentido literal, mas sim no figurado).

Os meninos e meninas que não deixaram de ser crianças, viram ciclistas, triatletas. Tudo pra manter a proximidade com a tão querida bike!


 

2 comentários:

  1. Muito legal seu post. Quando vi o título pensei que vinha um sobre o último "grito" das bikes de tri, mas acho que vc lembrou tocou num aspecto lindo da bike: infância. Abs!!!

    ResponderExcluir
  2. Ontem nós fomos à ciclovia e vimos a concentração de bikes e a largada. Muito legal! Quase deu vontade de pipocar com nossas bikes de triatlhon lá no meio. mas achamos mais prudente ir tomar um café. Deveríamos ter mais eventos de ciclismo light nesta cidade. Quem sabe, assim, aumentam o espaços pras bicicletas!

    ResponderExcluir