sábado, 14 de maio de 2011

Ironman Brasil: Semana 19 - Teoria da Relatividade e o Ironman

Alguém em sã consciência é capaz de questionar a genialidade de um Albert Einstein, mesmo sem entender mais de 95% do que ele quis dizer em suas teorias?



Não sou um nerd que baba pelo canto da boca. Pelo menos não tenho a aparência clássica de um: cara de bobo, meio isolado e vítima do que hoje é chamado de bullying no mundo inteiro, normalmente escondido em roupas inadequadas para a faixa etária e com os indefectíveis óculos fundo de garrafa.

Apesar disso, sou fanático por Star Wars, pela trilogia do Senhor dos Anéis (e também pelos outros livros do J.R.R. Tolkien) e adoro assuntos relacionados ao início do post. Decididamente, eu sou um nerd. Nerd light, mas nerd.

Einstein tomou por base um princípio simples para elaborar suas teorias quase impossíveis de se entender, pelo menos para pessoas normais. 

Duas pessoas podem oferecer duas perspectivas diferentes, porém perfeitamente aceitáveis, sobre um determinado evento.

Falando assim parece simples. Quem quiser ver a "miséria" que ele aprontou a partir daí, é só botar no google as palavras "teoria da relatividade geral" ou "teoria da relatividade espacial".

O que isso tem a ver com Ironman?

Não. O Einstein não pedalava em estradas nos finais de semana. Não que se saiba.

O ciclo de treinos está acabando. Desde janeiro, os volumes de treinos aumentaram gradativamente, chegaram num pico e agora é hora de reduzir, descansar, acumular energia e esperar o grande dia.

Nessas de reduzir a quilometragem , situações engraçadas são criadas.

O que é pouco pra mim (e pra quem está junto nessa empreitada), ainda pode ser considerado uma verdadeira insanidade pra outro observador externo. Aí entra o princípio da relatividade aplicado ao Ironman.

Semana de treinos atípica levando-se em consideração a última semana: Natação ainda com volume alto: treinos de 3.000m até 4.000m, com muitos tiros de 300m. Bike e corrida, porém já com redução sensível.

Hoje (sábado) com pedal de 120 km + corrida de 5 km. Saí de casa com dois sachês de gel e uma caramanhola. O treino durou 3:40' (pedal) e 25'(corrida). Pouca comida, pouca hidratação, claro. Mas saí de casa com a cabeça feita que hoje seria um treino curto. Curto? 120 km em cima de uma bicicleta?

Pois é, curto.

Outra coisa engraçada. A Vivi, querendo programar o domingo, perguntou quanto tinha de corrida. "Só 18 km". Ela deixou escapar uma expressão de espanto: "...só 18 km....como se fossem 100m".

Quatro meses de treinos para o ironman mudam a percepção espaço-tempo...

Olha Einstein aí de novo.


Log da Semana:  225 km em cerca de 12 horas de treinos.

Faltam QUATORZE dias.


Um comentário:

  1. Muito .... muito boa!!!!!

    Não... mais do que boa... excelente.

    Parabéns pelo post!!!!!!!!!!!

    Mandou muito bem!

    ResponderExcluir