sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Índice Ironman




Quem tem mais de 35 anos com certeza lembra que eram comuns "compras do mês" enormes.

Quem tinha a sorte de ter um cartão do Makro, tanto melhor. Era frequente a prática de estoques de produtos em casa.

Pudera. Em determinado dia, o preço era X. No dia seguinte, o preço era 10.000X.

Aplicações overnight e tantas outras ferramentas que ajudavam a driblar a descomunal desvalorização da moeda!

Hoje, esse mal existe, mas muito atenuado. Parece que tempos de crescimento econômico fazem o dragão adormecido se movimentar um pouco.

Existem também variações sazonais que fazem variar preços de produtos, já que somos o país das commodities. Temos o índice do tomate, o índice do álcool combustível, etc...

Existe também o Índice Ironman.

Ontem o site do Ironman Brasil soltou a informação para as inscrições da prova de 2013. Ocorrerá a partir de 01/06 às 11:00 e limitado às 2000 vagas (aposto que não vão sobrar vagas após as 11:05). Pagamento em cartão internacional ou boleto à vista (acabou a mamata de parcelamento).

PREÇO: SETECENTOS DÓLARES! (Ano passado eram 650 dolares com um câmbio bem mais amigável, ou estou enganado?)

Não vou discutir se vale ou não, se a prova é boa ou não, isso ou aquilo. Seco. US$ 700,00.

Outra prova esperada, TriStar Rio em Outubro de 2012. Inscrições valendo no site da prova: TriStar 111 promoção (?) de 650 reais para 499 reais. TriStar 55,5, também na promoção, de 550 reais por 399 reais.

Eu sou do tempo que me inscrevia no Troféu Brasil em 1995 por NOVENTA REAIS.

Depois, NA e Cia de Eventos vão ver e pensar: MINHA PROVA TÁ BARATA. "VAMO METÊ A FACA".

Está criada a inflação do esporte.

(Adendo: a tendência deste índice é só de alta!!!!)

2 comentários:

  1. Muito boa análise... mas o que fazer???
    se inscrever(comprar) ou não é a unica opção que temos??
    Eu sinceramente... tô fora..

    ResponderExcluir
  2. Tenho visto e procurado provas nos EUA , tanto da marca IRONMAN como dos concorrentes.Os preços variam muito. Um amigo nosso do Ironbrothers até fez uma comparação do que se cobra aqui e lá fora (http://ricardoveras.blogspot.com.br/2012/05/comparativo-do-valor-das-inscricoes-do.html)...enfim, nada fica abaixo de U$480,00. Tá difícil ser triathleta . Ir para fora também é uma maneira de unir o útil ao agradável. Já que vou competir , vou passear. Além disso , o respeito ao competidor é infinitamente maior do que aqui. Um exemplo: participei do 70.3 Miami em 2010,que foi um fiasco. No dia seguinte recebemos um email de desculpas do próprio diretor da prova, e um dia depois uma relação de provas nos EUA que poderíamos escolher para competir no ano seguinte . É claro que isso fez com que voltasse. Resumindo: não é só o valor , mas tudo que se agrega. Floripa é demais , a logística da prova funciona, mas esta prestes à virar prova para quem quer fazer apenas 1 vez na vida ou tentar vaga para o Hawaii.
    Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir