terça-feira, 6 de novembro de 2012

Esqueeeeerda!!!!!!!!!!!


Já que vestir uma melancia na cabeça, mesmo que seja um capacete de melancia, está fora de cogitação, como você faz para "aparecer" no meio do caos que é pedalar na USP?

Aparecer não necessariamente é ter a bike combinando com a sapatilha, o capacete, os óculos ou qualquer outro adereço que se queira usar (existe gente assim....é verdade.....). Aparecer é simplesmente se fazer perceber. Evitar acidentes.

O mais usado e o : "ESQUEEEEERDA" (tem gente que assim como no transito, insiste em passar pela direita....aí vira DIREEEEEEITA.

Qual o seu estilo?

a) um grito gutural viking, intimidador, evidenciando sua superioridade?
b) você não avisa nada porque está muito acima destas convenções. Quem quiser que saia do seu caminho ou desvie se puder
c) não avisa porque nunca passa ninguém. ...só é ultrapassado
d) "por favor, estou passando à sua esquerda. Será que você poderia me dar licença para que eu possa te ultrapassar. Obrigado e desculpe incomodar"
e) reune todas as suas forças e solta um grito desafinado que para quem ouve pode parecer arrogância da sua parte, mas na verdade é um mix de desespero e completo estado de esgotamento físico.

E quem ouve seu pedido (ou aviso) de passagem? Como interpreta?

a) "não ouvi. Você gritou?"
b) finge que não ouve e ainda resolve sair de trás da roda que  estava só pra atrapalhar os caras que ousam estar mais rápidos. Se caírem, faz parte.
c) ouve, dá passagem e ainda faz ironia: "nossa, lá vai o pelotão fazendo tiro a 33 km/h"(tem um cara que dá uma buzinada no estilo Chacrinha - sim...o cara pedala com uma corneta no bolso da camisa) ou então "seu lugar é no velódromo....vai lá ciclista".
d) ouve, dá passagem e xinga
e) simplesmente dá passagem e continua o treino

Sabe, de verdade não entendo o comportamento do bicho homem. Vestidos das armaduras automobilísticas ou das ciclisticas...o comportamento é muito semelhante...todos se transformam.

Uma simples indicação de passagem é interpretada como um desafio, uma provocação arrogante.

Existem sim os que são realmente arrogantes, mas não acredito que todos sejam.

O que acontece com esse povo????

Tá difícil treinar na USP.

Aliás...tá difícil conviver.


11 comentários:

  1. Olá
    Difícil é qdo as pessoas terminam o treino e querem ficar TODOS um do lado do outro ...
    Sei que é mto complicado pra muito mas existe uma horário do qual a USP se torna um local de treino "normal" que é após as 11:00 ...
    Abc

    ResponderExcluir
  2. Difícil é conviver com pessoas que não respeitam o próximo e acham que tem o direito de agredir, humilhar e desreitar o outro por causa de uma fechada ou até mesmo por causa de um erro. O mundo não é fácil de conviver, muito menos a USP!!!! Mas se não tivermos respeito um pelos outros o que seremos.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(a), se está falando sobre o incidente da terça de manhã que muito inteligentemente correlacionou ao tema do post, tenho algumas coisas a dizer:
      - você sabe o que é ficar 1 ano inteiro sem fazer esporte por causa de uma lesão? Eu sei (e não quero passar por isso de novo, quer seja por uma fechada, por um erro ou por qualquer outro motivo)
      - você sabe as consequências de um "atropelamento" a mais de 40 km/h por bicicleta? Eu sei. Já testemunhei e já participei de atendimentos no pronto socorro da Santa Casa com consequências fatais...e tudo por causa de um "erro".
      - você já ouviu falar em reações exageradas em momentos de forte stress? Eu também não acho normal e não é um comportamento que eu aceito ou encorajo, mas foi a única reação possível para mim naquele momento, aliás, um momento de atitude inconsequente por parte de quem quase provocou um acidente sério.
      Portanto, se é a pessoa envolvida ou tomou as dores desta, saia do anonimato!

      Excluir
  3. Algumas coisas que não tolero, muitas deles devem ser odiadas por todos, mas mesmo assim muitos continuam a fazer. Se estamos treinando num local cheio, não deveríamos pedalar ou correr lado a lado, ainda mais não deixando espaços para que outros possam ultrapassar( isso ocorre com muita freqüência), Pedalar na contra-mão ou correr na contra-mão é uma insanidade, obrigar que os outros fiquem desviando de vc. Abrir a porta do carro, espalhar seu objetos na pista, acessorias que acham que podem tomar conta do espaço... Educação nunca é demais, bom senso, na minha opinião é o que falta.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, entendi seu ponto e concordo com 99,9% do que disse. Sobre o correr "na contra-mão", tenho certeza que isso é o correto. Errado é o sujeito correr no mesmo sentido do fluxo de carros ou bicicletas. Correto?
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O que me deixa p... da vida é um grupinho de amiguinhos triatletas que querem te passar a mil por hora, mesmo estando a USP lotada, e um deles grita "esqueerdaaaaa" e quando vc cautelosamente sai um pouco à direita, o resto do grupinho vem pela direita, e vc vira um sanduíche! Para dar uma m....., falta pouco.
    Bom mesmo é pedalar em Romeiros, e quando não tem triatleta lá, é um paraiso...
    abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí magoou!!!!!!!!!!!
      Mas olha...vou bastante pra romeiros....

      Excluir
    2. Daniel, foi pura provocação! Também sou triatleta. Mas que tem triatleta folgado, ah isso tem!!!
      abs

      Excluir
    3. Mas você está certo Guilherme! Esse exemplo do "esqueeeerda"....e passa um monte de gente pela direita acontece todo treino.
      E romeiros é um puuuuuuta treino!!!!
      Abs

      Excluir
  6. Percebo um clima tóxico no ambiente do triathlon/ciclismo em SP que não vejo aqui no Rio - acho que tem muito a ver com a falta de espaço e a mania do paulista de equipamentos, de status, etc. (a propósito, sou paulista tb). Aqui obviamente todo mundo gosta de uma bela bike e um kit bonito, mas não vejo grandes implicâncias entre ciclistas, triatletas e corredores - tá todo mundo no mesmo barco, levantando de madrugada pra sofrer. E quem tem que tomar esporro por comprometer a segurança dos outros toma mesmo e abaixa a orelha, pelo menos no grupo em que treino. Abs!

    ResponderExcluir