quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

No País das Olimpíadas

Pois é...

Mais uma vez, vai dar o que falar. Corredores e ciclistas (que entre si, não sabem conviver), vão perder ou terão restritos os horários que podem frequentar o campus da USP, a cidade universitária. Matéria completa aqui (só pra assinantes UOL)

Tá na moda "restringir"...

Restrição ao trânsito, à liberdade de imprensa (novo decreto dos "direitos humanos") e de certo modo à liberdade de ir e vir...

Não sou contra a implantação de um cadastro, com nomes dos corredores e ciclistas que frequentam a USP, mesmo porque, isso é, em última análise, para a nossa segurança (aliás, motivo apresentado para as novas restrições).

A prefeitura do campus (COCESP), alega que desde 2005, quando houve a primeira regulametação ao uso do campus para essa finalidade, não há respeito às regra impostas (horários e dias da semana). Isso afeta o trânsito local.

Mas e os treinos de todos os atleta amadores e até profissionais que usam o campus? É esse o apoio das autoridades ao esporte no país olímpico?

Segundo a reitoria, o campus é destinado ao ensino. A memória é curta: o campus foi construído para o Panamericano de São Paulo, em 1963, ou seja, para o esporte....e estão querendo tirar essa vocação!

Por que não limitar o trânsito no interior do campus? Por que não priorizar os atletas que usam suas ruas amplas, planas e longas como local ideal para treinos, em vez de se arriscar em estradas, marginais.

Faltam regras básicas de convivência, como respeito do motorista pelo motociclista; do motociclista pelos pedestres, motoristas; dos ciclistas com os motoristas; do corredor com o caminhante....TODOS NÓS SOMOS MAL EDUCADOS. Que atire a primeira pedra que nunca xingou um outro indivíduo por qualquer motivo tolo, simplesmente por acharmos que este outro está ocupando o "NOSSO" espaço. Se houvesse um mínimo de civilidade e educação, talvez esse argumento (para restringir o uso campus) cairia por terra.

E quem perde, somos TODOS nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário