sábado, 14 de agosto de 2010

Com a Força da Mente

A primeira coisa que me vem à mente lendo esse título é o Aquaman com seu poder telepático, chamando as criaturas marinhas (ok...PÉSSIMO).

Ou então, algum charlatão entortando um garfo, ou uma colher.

Na verdade não é nada disso.

Lembrança do final da infância, começo da adolescência, um professor de tênis de um dos meus irmãos, amigo da família de longa data, dizendo que entre os top 100 do ranking, o nível técnico era rigorosamente o mesmo, o que diferenciava o 1º do 100º era a cabeça, o autocontrole.

Será? Seria?

Acho que essa afirmação nunca seria verdadeira no nosso esporte, mas enfim, é um bom ponto de partida pra uma constatação minha nesta última semana.

Estou a 2 semanas de outro grande desafio do ano, mas até agora, não tinha nem tocado nesse assunto por aqui, diferente da maratona, prova para a qual criei uma enorme expectativa, comemorando cada conquista nos treinos e claro, na prova.

No dia 28/08 vou fazer minha primeira prova com distância 1/2 ironman, em Penha, justamente o Ironman 70.3 Brasil, mas até surpreendentemente pra mim mesmo, não estava TÃO animado.

Tive treinos difíceis como os 100 km em Romeiros, mas de verdade, nenhum que me desafiasse TANTO como o ciclo de preparação pra maratona de São Paulo, em maio.

Logo na entrevista na nova casa de treinos, a MPR, meu (futuro) treinador disse que o ciclo pro 1/2 era tranquilo, muito diferente de um ciclo pra maratona ou pro ironman...e realmente tem sido. Sinto até que poderia dar mais, principalmente na natação.

O duro é que as vezes, essa tranquilidade relativa pode ser um tiro no pé. Você fica se questionando se realmente está preparado.

Tive uma semana bem difícil. Stress no trabalho, treinos feitos com sofrimento, entorse leve no tornozelo em um dos treino de corrida, perdi a hora do treino na madrugada de terça, bem recompensado por um dia inteiro de descanso apoiado por muitos no facebook e MUITO bem aproveitado, diga-se de passagem. Dores pelo corpo...articulares, musculares.

Um inferno.

Eis que hoje, sábado frio e com garoa, depois de uma pequena luta interna pra sair da cama, vejo que a minha primeira afirmação, no início do post (a cabeça ser determinante para o desempenho), faz todo sentido.

Cheguei pra treinar e me atrasei de propósito pra fazer o treino sozinho, no meu ritmo.

Assim que cheguei, encontrei o Marcos Vilas Bôas me chamando pra fazermos juntos. Só estava faltando o Marcos Pereira (ambos, meus parceiros em Romeiros). Na hora pensei...lá se vai meu treino tranquilo...os caras têm MOTORES nas pernas!!!! Vamos lá. Já tinha saído da cama mesmo.

Começamos tranquilo. A insegurança devido a 1 semana de maus treinos foi aos poucos me deixando em paz. Treino forte, com intensidade e qualidade e mais que isso, em ótima companhia.

Sem perceber, terminei o treino sem dores (nem novas e nem antigas), com a confiança restabelecida e melhor, animado para a prova que se aproxima, lembrando que não é QUALQUER prova....é uma prova com a marca ironman. É minha estreia no mundo ironman.

Engraçado como funcionam mente e corpo.

Em tempo, o treino hoje mostrou que minhas pernas estão em dia, minha preparação está sendo muito bem feita e não perdi a base adquirida com os treinos pra maratona no 1º semestre. Boas coisas a caminho.

Que venha Penha!


Um comentário:

  1. Uhuuuu
    Tenho certeza que vc vai fazer uma ótima prova. Tou devendo as dicas das sacolas. Nao esqueci, não!
    bjs

    ResponderExcluir