segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Adivinha?????? Sim, Relato da Prova em Pirassununga

Long Distance de Pirassununga (distância meio ironman). Minha segunda prova longa.

Não posso considerar isso como uma vasta experiência, mas desta vez estava bem calmo. Estava ansioso, claro. Queria fazer a prova, afinal, a gente se desdobra pra treinar exatamente pra isso. 

Acho também que o fato de ter ido pra Pirassununga só no sábado ajudou bastante pra diminuição daquele stress pré prova. Em Penha cheguei com dias de antecedência. Visitava a feirinha todo dia. Nunca tinha feito uma prova com essa distância. As estratégias de alimentação, ritmo no ciclismo e corrida não tinham sido testadas. Agora já sabia o que esperar. Sabia quando a prova deixava de ser um "passeio" e começava a doer. O que eu não sabia é que iria fazer a prova na filial do INFERNO.

A surpresa boa foi o lago onde a natação é feita. Quando olhei pra ele no dia anterior, pensei: "Pô, vou ter que nadar nisso aí?". Veio à mente a imagem, o cheiro e o gosto da raia da USP.

Quando entrei pra "aquecer", vi que a água era limpa, estava quentinha e tinha gosto de ÁGUA! A braçada rendia. Gostei.

A natação foi boa, ótima. Não saí como um boi de rodeio. Fiquei posicionado no meio da muvuca, mas surpreendentemente com espaço para nadar. Peguei a esteira. Segui um "pé" que estava um pouco mais rápido que eu e fiz uma prova de natação que, ao contrário das últimas, eu não queria que tivesse  terminado logo.

Saí pra transição pensando no que fazer. Não estava tonto, não estava enjoado. Relembrei que eu GOSTO de nadar!

A bike começava com uma subidinha. Vi muita gente caindo no dia anterior, no short distance, principalmente os que calçavam a sapatilha antes, ainda na área de transição, ou então, quem deixava uma relação de marcha pesada, já com o volantão. Deixei uma marcha BEEEEM levinha. Deixei a sapatilha presa no pedal e só ia colocar no pé quando a estrada virasse plana. O que eu não esperava era que um incauto resolvesse cair bem na minha frente. Sorte que tinha os pés livres. O problema é que aterrizei errado com o pé e senti uma dor no dedão. Achei que a unha tinha ido pro saco. Depois, no banho, vi que tinha ralado a ponta do dedão. O que mais incomodou mesmo, foi a pancada que a "região perineal e adjacências" deram na ponta do selim....uhhhhhh. Ainda bem que já tenho pelo menos uma filha!

Passou.

O plano era ver como era o circuito na primeira volta. Em parte cumpri, mas vi que já estava fazendo força. Passei a primeira volta com uma média pouco maior que 34 km/h. Depois as duas voltas seguintes tentaria aumentar essa média e a última trabalharia pra manter, já pensando na corrida. Pedalei forte, sempre "dentro da lei". O engraçado é que fui ultrapassado em um momento e um fiscal veio NERVOSO, falando e gesticulando pra mim e pro cara que tinha me passado e que estava se distanciando. De repente o cara começa a contar...1, 2, 3 ( A Júlia poderia ajudar se ele quisesse...) Quando chegou em 7...ele disse de forma que pudesse entender: "Tá vendo, essa é a distância que você tem que dar, senão é vácuo".... Quase não consegui conter o riso. O vácuo é em segundos ou em metros? De qualquer forma, não estava nem atrás dele. Eu estava na direita e o cara na esquerda. Agradeci a explicação do fiscal e ele foi embora.

Comi minhas bananinhas de Paraibuna, minhas minhocas ácidas com açúcar (yummys), os géis (arghhh) e as amêndoas. Essas caíram pesado no final da etapa.

Na última volta da bike o sol abriu forte. O tempo começava a ficar abafado como na tarde anterior! Depois fiquei sabendo que o termômetro do carro chegou a marcar 38ºC durante a prova.

Saí pra correr com um ritmo que vinha fazendo nos treinos, pra fechar a meia maratona em 1:41' ou perto disso. No 5º km, o negócio pesou! Entrei num trecho aberto, sem sombra, quente, sem vento. Depois um trecho de terra e barro, por causa da chuva do dia anterior. Em uma dessas poças tropecei na vegetação na beira da estrada e fui pro chão. A segunda volta foi sofrida. Muito quente. Estava no limite.

Sei que é sofrido para as "meninas", mas vê-las durante a prova é muito bom. Dá uma força incrível, principalmente quando as coisas são difíceis e olha que Pirassununga FOI DIFÍCIL.

Consegui alcançar minha meta. Fiz abaixo das 5 horas. Sei que poderia ter corrido um pouco melhor, mas talvez 1 ou 2 minutos, nada muito abaixo disso! Fiz uma EXCELENTE prova, dentro das minhas possibilidades.

Natação (1900m): 32'08"
T1: 2'46"
Bike (90 Km): 2:33'04"
T2: 2'07"
Corrida (21 km): 1:44'21"

TOTAL: 4:54'29"

Foto de "profissa"da Vi (Dá pra tirar essa KOMBI com o photoshop???)

O final de semana:

- Na largada, conversando com o Marquinhos sobre o jantar de massas (que ele não foi): "Só a Cláudia mesmo pra achar um rodízio de massas em Pirassununga. O que ela não acha?". Realmente é impressionante. Em Penha, o nervosismo tomava conta. Em Pira, conversamos, rimos, tiramos fotos. Grande parte disso é mérito dela!

A galera (foto cedida pela Cláudia)

- O tal jantar de massas foi muito legal. Agora, o ponto a ser destacado é a paciência e a facilidade do Martim, filho da Cláudia, com crianças menores que ele. A Júlia ficou encantada com ele! Esse moleque promete! Mamães, segurem suas filhas...hahahahah!


- Faço parte da ELITE do triathlon. Se não como atleta, pelo menos como amigo dos atletas: Cláudia 1ª na categoria, na primeira prova depois de "dias" de uma artroscopia do ombro; e Thelma terceira colocada no GERAL! Isso sem contar o Marcos e Pedro que foram pro campeonato mundial de meio ironman em clearwater! Pode parecer besteira, mas a convivência com essas pessoas dá muita motivação. O resultado disso, não preciso nem dizer.
(NOTA: - Apesar do post já publicado e lido por bastante gente, cometi uma grande injustiça de não ter citado outras duas pessoas e quero corrigi-la. Por isso, esse adendo: A "minha elite" não estaria completa sem essas duas pessoas - A Julinha, que aparece na foto da largada à minha direita, ficou em 3º na categoria. O Marquinhos (de top branco e bermuda azul) teve problemas durante a prova, mas terminou bravamente. Ele e o Marcos Vilas Bôas são grandes parceiros de treino e responsáveis diretos pela minha melhora no pedal! Não desanima. Vamos buscar nossos objetivos!)

- Sou todo ERRADO. Faço tudo o que não recomendam. Em Penha experimentei a alimentação  NA prova. Em Pira resolvi experimentar a meia de compressão, sem nunca antes ter usado. Aliás, era crítico quanto ao uso delas. Como em medicina o que é certo hoje pode não ser o certo amanhã (e vice-versa), não vou ficar constrangido em ter que adimitir que errei. Não sei se realmente existe algo cientificamente provado sobre melhora de desempenho, etc, etc..., mas a sensação de se correr com elas é boa! Isso é o que basta! Mas fica feio.......e engraçado!

- Por último, um agradecimento especial: Osvaldinho, conhecido por vovOsvaldinho, da inesquecível equipe Patolinos. A galera ainda vai ouvir falar desse cara. Ele foi pra Pira no sábado e no domingo, acompanhou toda a prova, torceu, apoiou e fez uma espécie de laboratório pra uma puta ideia que ele teve. Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance pra colaborar como puder!

Mais uma meta batida! Vou fazer Santos daqui a algumas semanas, mas meu ano esportivo acabou com Pira! 


Estou muito feliz e realizado (por enquanto)!


7 comentários:

  1. Aêeeee! Parabéns, fechou o ano esportivo com chave de "fogo"!

    ResponderExcluir
  2. Daniel, adorei. Suas referências a mim sempre carinhosas e lisonjeiras, sempre aquecem meu coração. Muito obrigada. Parabéns pela prova! Mandou muito, mas muito bem e, mesmo naquela quentura toda, conseguiu aproveitar. Só uma observação. Acho que vc fez bem em experimentar a meia de compressão na prova. Diferente de Penha, que era sua estréia, em Pira vc não só não estava estreando como já podemos dizer que estava fazendo um treino pro Iron e aí é mesmo o lugar e a hora pra fazer algumas experiências. Tb tenho a dizer que a Júlia é uma fofa e que vou conquistar a simpatia dela, independente do fato de ser a "mãe do Martim". kkkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniel, mandou bem demais velho, pô se tirar aquela combi da foto vai ficar melhor do que em qualquer site profissional.
    Sobre andar com a "nata", tenho certeza que isso esta te ajudando muito, conselhos, dicas ... tudo ajuda andando com as pessoas certas.
    Vou te falar uma coisa, cedinho vais estar disputando uma final de 70.3.

    Abração pra vc e a familia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns campeão, orgulho!!! Guerreiro voce, heim? Beijinhos da Biba prá vc e para as suas meninas!

    ResponderExcluir
  5. Deixa eu me intrometer aqui no meio de tantas guerreiras e guerreiros que concluiram esta prova na filial do INFERNO, como disse o Blois em referencia a Pira. Eu que debutei no Triathlon (do lado de fora...)devo muito disto tudo ao Blois que viabilizou e incentivou-me a fazer este "laboratório" tirando fotos e filmando algumas cenas para inicio de um projeto da empresa que estou criando. Todos vocês são realmente Vencedores, independentes de tempo e posição de colocação nesta prova dificílima, no meu modo de ver. Tirei aproximadamente 560 fotos e fiz algumas filmagens e certamente captei a imagem de alguns de vocês e assim que tiver este material pronto, vou compartilhar com todos vocês. Parabéns mais uma vez a todos vocês pelo brilhante desempenho !!! vovOsvaldinho.

    ResponderExcluir
  6. Boa Daniel! Arrebentou em Pira hein!!! Parabéns!

    Valeu pela lembrança...agora vcs que são a elite, só estou aprendendo com vc e todos listou, cada um de uma maneira...

    Agora minha tática do vai ou racha não funcionou em Pira...agora na próxima vai....ou racha (de novo!) huahuahua

    ResponderExcluir
  7. Daniel,
    Mais uma vez, parabéns! Desempenho impressionante!
    Adorei saber que você pode se lembrar de que GOSTA de nadar!

    ResponderExcluir