domingo, 1 de maio de 2011

Ironman Brasil: Semana 17 - Taiáthlon


Nome simpático. Lembra a pronúncia do triathlon em inglês e brinca com o nome da cidade, Taiaçupeba, perto de Mogi das Cruzes.

Eu não queria competir. Já tinha dito que não via sentido em fazer força à essa altura do campeonato.

Meu treinador não pensa assim. 

Minha planilha já tinha me colocado no GP Extreme. Declinei. Depois em Caiobá. Gostaria de fazer, mas até por uma questão de prioridades, com reforma rolando e escoando dinheiro pelo ralo, achei melhor ficar por aqui. 

Dessa vez não teve jeito. Tive que ir. Provinha de 1,8/60/16 km. A semana foi toda voltada à essa prova. O site postava fotos de um belo lugar à beira de uma represa.  Perto de SP. Por que não?

O lugar é bonito. O nascer do sol aí em cima não me deixa mentir. 

E foi só! 

Não, também não posso exagerar.

A natação foi bem agradável. Nadei de roupa, apesar da água não estar muito fria. Foi um bom treino.

No pedal o sofrimento começou. Não gosto de pedalar em subida. Não gosto porque sou muito fraco em subida. Sofro muito e rendo pouco... e olha que treinei muita subida em março. Muita mesmo.

E hoje só tinha subida. Muita subida em duas voltas de 30 km. Na verdade o pedal estava mais curto, ainda bem. A primeira volta até que fiz força. Na segunda, já sabendo o que me esperava, a motivação foi diminuindo. As costas doíam muito. O final da etapa de ciclismo foi coroado com uma subida especialmente  inclinada. De poucos metros, é verdade, mas sobre um piso de paralelepípedo. Quase caí!

A corrida também foi morro acima e abaixo, mas aí o sofrimento é menor. Botei um ritmo forte.

No final da prova, até o ar me faltava depois da linha de chegada. As costas doíam (e ainda estão doendo) muito. Muito mesmo. As pernas nem tanto. O cansaço é mais da cabeça, não do corpo.

Por um segundo me arrependi muito de ter competido, mas pensando bem, já estava feito. Na pior das hipóteses, um treininho de luxo. O último antes do grande dia.

No geral, não foi ruim não:

1800m de natação (tava mais longo): 30'49"
T1: 1'19"
60 km de bike (tava mais curto....ainda bem): 1:52'10"
T2: 1'25"
16 km de corrida (justinha): 1:17'35"
Total: 3:43'19"

Vale ressaltar que a prova foi muito bem organizada. Foi muito legal.

Falta só uma semana de pedreira. Depois começa o tal "polimento". Aguardado polimento, quando as coisas começam a dar uma aliviada pra começar a guardar energia.

Por enquanto, ainda é sufoco.

Log da Semana:  170 km em cerca de 10 horas e 30 minutos de treinos.

Faltam 27 dias


3 comentários:

  1. Oi Daniel
    Não teria cabeça pra fazer uma prova a essas alturas do campeonato. Fora o medo de acontecer algum in/a cidente. Ainda bem que vc saiu inteiro. Ou pelo menos quase. Tb não vejo a hora de entrar no tal polimento. Pensei que vc já tinha chegado no pico há algumas semanas qdo postou o "rei da montanha" aqui! O meu tb foi ontem, mas essa semana ainda é puxada - não como a que passou, mas puxada. Agora falta pouco. Pouco mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Também tinha achado que já tinha passado o "cume". Mas o Emo ainda quer mais um longo de pedal e um treino que achei muito legal, que é um pedal curto, seguido de mais um longo de corrida. Tudo bem, tô igual mulher de malandro: bate que eu "gostio"!!!!!!!!

    Sabe qual a melhor? Fiquei em 5º no Taiathlon (tinham mais de 5 na categoria, ok!!!). Nunca pego pódio, fui embora antes....perdi a chance de uma foto pra provar o feito...hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Grande prova Daniel, excelente resultado e o melhor de tudo, como a claudia falou, tu saiu ileso, mais uma semaninha forte e ja era. IRONMAN dia 29 mano !!!

    Abração

    ResponderExcluir